quinta-feira, 27 de junho de 2013

Laser e Onicomicose


O laser é uma luz amplificada resultante da estimulação energetica de um meio que tem como uma de suas caracteristicas a monocromaticidade e a atuação controlada num alvo do tecido, cujo processo é chamado de fototermolise seletiva. O laser cujo o meio é o Nd-Yag tem como alvo principal a hemoglobina e a melanina por isso é utilizado para o tratamento de varizes faciais e dos membros inferiores há vários anos. Os cromoforos (hemoglobina e melanina) absorvem a luz do laser, transformando-a em calor o que aumenta a temperatura do alvo de forma a alterar as suas propriedades. De acordo com a duração do pulso, a forma de dissipação nos tecidos e o tempo de relaxamento termico do alvo, pode-se desestruturar o alvo com um minimo de dano a area adjacente. O diametro do feixe de laser, power, densidade, conteúdo de energia e comprimento de onda influenciam o seu efeito. De acordo com a irradiação nos tecidos pode-se alcançar tres tipos de ação: efeitos fotoquimicos, efeitos fototermicos e efeitos fotomecanicos e fotoinonizantes.

O laser Nd-YAG é usado no tratamento de varizes, das rugas, verrugas, cicatrizes hipertróficas e queloides, depilação em todos os tipos de pele e finalmente micose de unhas.
Varios acessórios e softwares (programas de computador) foram desenvolvidos ao longo dos anos e o mais recente é a ponteira Clearsense que possibilita a aplicação deste laser sem contato com a unha, e atuando com efeito fotoquimico nos fungos e bacterias. O controle atraves de um sistema que integra um sensor de temperatura com a luz guia do laser, mensura a temperatura em tempo real, trazendo segurança ao procedimento pois evita a elevação da temperatura acima de 45oC.

As unhas dos pés crescem normamente num ritmo de 1mm por mes, assim a duração do tratamento dependerá do tamanho do comprometimento da unha e de sua espessura, variando de 6 meses há aproximadamente um ano e meio. O tratamento é acompanhado com fotografias seriadas e cultura (para identificar os microorganismos).

Outras informações: http://scitonclearsense.com/
http://bcove.me/s5saybew

sábado, 15 de junho de 2013

Simposio de Cabelos e Unhas




O universo dos microorganismos está cada vez mais difícil. Desde o advento dos antibióticos no final da década de quarenta e inicio da década de cinquenta quando o problema das bactérias e os fungos  parecia  ter sido resolvido, que estes agentes infecciosos gradativamente vem desenvolvendo resistência aos medicamentos as drogas.  O estudo de métodos não medicamentosos para o tratamento destes agentes patogênicos, tornou-se uma verdadeira corrida do ouro, pois é preciso acelerar a descoberta de novos métodos para combate-los.
Um destes métodos e a terapia fotodinamica e o laser, cujo o objetivo e desestruturar a membrana celular dos mais diversos tipos de bactérias e fungos.
O tratamento da micose de unha e uma das doenças na qual o combate e um desafio, e onde se observa casos nos quais os fungos estão presentes as vezes ate por décadas.  
Hoje tiver a noção real de como são importantes as pesquisas na área de tratamento fotoquimico. A sua utilidade clinica tem tudo para se expandir nos próximos anos - a aula que dei foi para mim como uma reflexão em voz alta sobre os novos caminhos do tratamento dos microorganismos. 
Agradeço as organizadoras o honroso convite.

domingo, 9 de junho de 2013

Atualizacao em dermatologia


Tive a grata satisfação neste fim-de-semana de dar aulas praticas e teóricas neste curso que já e uma tradição  em Sao Jose do Rio Preto e considerado o melhor curso de atualização do  pais. Os convidados para dar aulas fazem parte do grupo de dermatologistas que estão em constante movimento para trazer as melhores técnicas de tratamentos dermatológicos.  Fiquei muito honrada em participar deste seleto grupo que demonstrou  tratamentos de rejuvenescimento facial e corporal e de micose de unhas. Assistiram ao curso dermatologistas de varias partes do pais que compartilham a filosofia do aprimoramento profissional com entusiasmo e energia.