terça-feira, 17 de abril de 2012

Manchas um desafio

As manchas de pele são um desafio diario pois são de diversar origens. As mais comuns são as causadas pelo sol - sardas, melanoses, melasma - mas também podem ocorrer por inflamações da pele devido a acne, traumatismos (cuidado com a unha!) e até tratamentos muito agressivos.
Atualmente a abordagem terapeutica engloba o uso de filtros solares fisicos, clareadores suaves e o laser 1064 associado ao microdermoabrasão (umas 6 sessões com intervalo mensal). A vantagem da adição do laser ao repertorio de tratamentos é que este também rejuvenesce, deixando a pele com mais viço e mais firme.
Enfim, não se consegue nada sem organização e persistencia.  O tratamento sempre é uma parceria da pessoa com o dermatologista.

Verruga virais - novidade no tratamento

 As verrugas virais são um desafio na pratica diaria principalmente quando tratamos crianças, pois o tratamento  em casa é trabalhoso e sujeito a irritações sobretudo envolta da verruga.  A irritação ocorre porque os medicamentos são em geral abrasivos ou "queimam" a verruga.  Por outro lado, o tratamento no consultorio nem sempre encontra a colaboração do pequeno cliente que em geral é muito sensível a dor. Este tratamento pode ser realizado com crioterapia, eletrocoagulação, laser de CO2, mas necessitam de anestesia infiltrativa (injeção!) o que implica em segurar a criança a força ou enviar para um cirurgião que faça sedação no centro cirurgico e a criança durma como um anjinho enquanto o profissional remove a verruga.  Estou muito contente porque temos outra alternativa moderna - remoção das verrugas virais comlaser Nd:YAG com um minimo de desconforto. A verruga da foto foi removida com duas sessões.