domingo, 21 de junho de 2009

Laser CO2 fracionado

O padrão ouro para o tratamento da pele fotoenvelhecida,com rugas faciais induzidas pelo sol, lesões pré-cancerosas, certos canceres de pele, discromias e cicatrizes superficiais é o laser de CO2. O efeito térmico do laser de CO2 é capaz de atuar na derme, estimulando a neocolagenese e melhorando a flacidez facial.
Os equipamentos antigos atuavam de forma eficaz mas promoviam um edema (inchaço) prolongado, eritema, despigmentação e cicatrizes. A re-epitalização durava até 14 dias e o eritema pós-procedimento durava varios meses.
Atualmente, com o surgimento dos lasers de CO2 fracionados, o tratamento tornou-se menos invasivo e a recuperação mais rápida, embora para se atingir os resultados desejados necessitemos de mais sessões com um intervalo medio de 30 dias.
Persistem ainda os riscos de infecção herpética nos portadores de herpes, por isto, nestes casos indica-se o medicamento anti-herpético um dia antes do procedimento até completar de 5 a 7 dias.
O resultado do tratamento com o laser CO2 fracionado depende do grau de fotoenvelhecimento e da hidratação da pele. As avaliações são individuais pois cada um tem uma genética e uma historia de exposição solar. Desta forma, peles mais envelhecidas necessitam de cerca de 4 sessões com intervalos de 1 a 2 meses e peles mais jovens cerca de 2 sessões.
A proteção solar é recomendada em todos os casos, antes do início do tratamento, para garantir um resultado final satisfatório com uma pele uniforme, com menos rugas e pigmentações.
ATENÇÃO! Não recomendo que faça o procedimento antes de viagens para lugares ensolarados ou quando a pessoa tenha um ritmo de vida que exija exposição solar constante ou ainda muito próximo (menos de 30 dias) de eventos importantes (casamentos, aniversários, batizados etc) pois embora o procedimento seja seguro quando seguimos o passo-a-passo do pós-procedimento, infelizmente a medicina não é uma ciência exata. Alguns imprevistos podem ocorrer - infecções, avermelhamento por um prazo maior, erupção acneiforme (pequenas espinhas devido ao uso do filtro solar).
veja mais em: www.claudiasa.com.br

371 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 371 de 371
Dra Claudia Sá disse...

Angela,

Geralmente o edema (inchaço) dura 48 horas. Um abraço. Claudia

Anônimo disse...

Boa noite! meu nome e Carmen SP fiz uma sessao se co2 a 15 dias,essa é a segunda na primeira meu rosto ficou bem inchado por 5 dias
Agora na segunda vez nao ficou tanto e tenho tido muita coceira no rosto isso e normal? e a frequencia do equipamento interfere no resultado ,já que me disseram que quanto mais alta a frequencia melhor seria o resultado?

Laís disse...

Olá Dra. Cláudia,

Fiz CO2 no rosto e nas estrias e estou muito satisfeita com o resultado. Tenho a pele morena e fui informada de que a minha pele poderia escurecer um pouco (principalmente nas estrias) nos primeiros dias. Gostaria de saber quanto tempo depois posso usar um clareador, qual o mais indicado?? Nesses casos a hidrocnona é indicado?? Obrigada!

Anônimo disse...

Boa noite!
Tenho manchas de melasma e algumas cicatrizes de acne. Ah 2 anos fiz 2 sessões de laser quasar e 2 sessões de luz pulsada,não obtive muitos resultados.Faço uso de cremes manipulados com ac retinoico,glicolico e hidroquinona,onde tive melhores resultados.Com o laser co2 fracionado terei ainda melhores resultados?

Desde já agradeço pela atenção.

Anônimo disse...

Oi Dra.

Esse laser pode ser aplicado nos lábios para retirar os chamados "grânulos de fordyce"?

Caso a Sra. já tenha feito a aplicação como que é o pós laser nessa região, visto a peculiaridade do local.

Muito obrigado.

Raphael.

Dra Claudia Sá disse...

Procure outro profissional para fazer uma avaliação do seu caso. Infelizmente, luz pulsada não serve para o tratamento de cicatrizes de acne. A avaliação é importante pois existem varios tipos de cicatrizes e para cada uma delas o tratamento é diferente.

Dra Claudia Sá disse...

A pele morena pode ficar mais escura nas areas onde foi feito o laser co2 fracionado. Este escurecimento tanto pode desaparecer com 2 ou 3 tres mes como ser prevenido com o uso de clareadores. Geralmente na face prescrevo clareadores, mas no corpo prefiro aguardar.

Dra Claudia Sá disse...

Janine, que bom que deu certo. Um abraço. Claudia

Dra Claudia Sá disse...

Carmen -SP, entre em contato com o seu medico para saber se esta era a evolução que ele estava esperando. Cada equipamento tem parametros de energia diferentes e resultados imediatos também, por isto é melhor perguntar. Um abraço. Claudia Sá

Liane disse...

Dra Claudia, fiz laser fracionado e notei que minha pele esta com mais cicatrizes atroficas. Vc já viu isto ocorrer? isto pode ser devido a demora da cicatrização e renovação da pele? pois não esmamei nesta área afetada.
Desde já agradeço
Obrigada.
Liane

Dra Claudia Sá disse...

O laser de co2 fracionado não aumentam as cicatrizes atroficas, o que deve ter acontecido é que melhoraram os outros tipos de cicatrizes. Abs

Dra Claudia Sá disse...

Os granulos de fordyce são uma condição benigna uma vez que é apenas a visualização das glandulas normais dos labios. Desta forma, não há necessidade de fazer um procedimento muito "forte". A recuperação é em torno de uma semana há 10 dias. abs

Unknown disse...

Há algum risco em realizar sessões de pixel com intervalo inferior a 30 dias? É que gostaria de aproveitar meu período de férias para fazer duas sessões (15 dias de intervalo). Obrigado!

Dra Claudia Sá disse...

Gustavo, não há necessidade de voce fazer Pixel com intervalo de 15 dias. Tire suas ferias e faça a segunda sessão na volta. Assim a pele tem mais tempo para recuperar e remodelar antes da segunda sessão. O resultado é tempo dependente. abs

Anônimo disse...

Doutora, parabéns e muito obrigado pelo maravilhoso trabalho que vem prestando a todos nós, dedicando o seu tempo a nos responder com atenção e cuidado.

Que Deus lhe abençoe.

Dra Claudia Sá disse...

Agradeço, um abraço bem grande.
Claudia

TON disse...

OLA DRA TUDO BEM,TEHO 42 ANOS E QUERO
FAZER O LAZER FRACIONADO,JA FIZ ALGUMAS CONSULTA MAS ESTOU COM RECEIO,TENHO MEDO QUE MEU ROSTO FIQUE MUITO VERMELHO E INCHADO POIS TRABALHO COM O PÚBLICO,MINHA DÚVIDA É
O PÓS ,COMO E A RECUPERÇÃO POSSO VOLTAR A TRABLHAR NORMALMENTE APÓS O PROCEDIMENTO?QUANTOS DIAS E A RECUPERAÇÃO?AGRADEÇO PELA ATENÇÃO!
TON.

Janaina disse...

Boa noite doutora, fiz uma sessão de LIP em uma mancha no queixo, hoje faz 22 dias, ainda esta vermelho o local onde a luz foi administrada, gostaria de saber se isso é normal ou devo tomar alguma providencia quanto a isso? Desde já muito obrigada

Anônimo disse...

(Ana)Boa Noite Dra. Fiz uso de isotretinona e minha medica passou 2 pellings quimicos apos 1 mes de termino,que me ocasionou em umas cicatriz no rosto tdo,na parte da buxexa ficou umas meio largas gostaria de saber se posso fazer o procedimento de laser active fracionado auternando com peeling ATA, e quais os intervalos de uma sessao de peeling para um peeling quimico? agradeço a atenção e parabenizo seu blog.

Dra Claudia Sá disse...

Ana,
Não associo peeling de ATA com laser de co2 fracionado. Não acho aconselhavel um esquema associando os dois tipos de tratamento. Consulte um dermatologista em sua cidade para uma avaliação de sua situação. Que bom que gostou do blog,um abraço

Dra Claudia Sá disse...

Janaina,
Entre em contato com o medico que realizou o procedimento. Um abraço.

Dra Claudia Sá disse...

TON,
Eu trabalho com um equipamento de laser co2 fracionado que o pós procedimento, quando o rosto fica vermelho e inchado dura dois dias e depois ficam pequenas crostas que dão aspecto "bronzeado" ao rosto porque são marrons. É bom que voce encontre um profissional de confiança para que lhe esclareça exatamente o tempo de recuperação de acordo com o tipo de equipamento que será utilizado. Boa sorte

Débora disse...

Dra Cláudia, possuo cicatrizes de queimadura de 2° grau na perna e cirurgiões plásticos me indicaram tratamento a laser para melhorar a aparência, visto que meu caso não é tão inestético. Fiz 4 sessões de luz pulsada na Santa Casa, porém não estou vendo muitos resultados. Gostaria de saber se o CO2 fracionado traria algum tipo de resultado, e qual é o valor médio da sessão.

Dra Claudia Sá disse...

Prezada Debora,
O ideal é examina-la para saber se posso lhe ajudar a resolver o problema. Marque um atendimento para avaliação no consultorio.
Um abraço. Claudia Sá

Anônimo disse...

dra bom dia

tenho cicatrizes de acne...algumas profundas...ja realizei 6 sessoes do laser co2 fracionado smart xide...dentro de um ano;;;acho que melhorou pouco...vc acha que devo continuar a fazer mais sessoes..???

Dra Claudia Sá disse...

O tipo de cicatrizes de acne influenciam na resposta ao tratamento, assim como o tempo. Muitas vezes é necessário esperar uns meses para observar o resultado definitivo.

Anônimo disse...

OLá Dr.Claudia Por favor me ajude fiz o tratamento de laser co2, fiz duas sessões, e deu uma infeção na meu rosto inteiro me ajude o que posso fazer?sera que meu rosto nunca mais voltará ao normal? cresceram espinhas,cravos e bolinhas com tom da cor da pele me ajude urgente
aguardo retorno

Anônimo disse...

Ola Dr cláudia por favor me ajude!!
Fiz o tratamento do laser co2 , fiz duas sessões , e nisso deu uma infecção enorme,como espinhas,cravos,bolinhas da cor da pele será que meu rosto vai voltar ao normal de novo preciso de sua ajuda por favor !!
aguardo retorno

Dra Claudia Sá disse...

Espinhas e cravos podem aparecer depois do laser co2 fracionado, sobretudo se utiliza-se vaselina para "lubrificar" a pele. O tratamento pode ser feito de modo similar ao tratamento da acne, e em geral tem boa evolucao, pois em 15 dias as lesoes quando bem tratadas desaparecem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Ola Dr. Claudia,
fiz minha primeira aplicação de CO2 Fracionado em 16 de agosto 12, e após esta aplicação, que por sinal doeu muito, meu rosto veio a ficar inchado por 04 dias mais ou menos. Observei que criou uma camada de casca de pele, que depois de 6 a 7 dias mais ou menos começou a descascar. Fiz minha segunda aplicação dia 18 de setembro 12, nesta aplicação meu rosto não inchou, a pele que descasca, pelo que estou observando, não vai surgir pelo rosto inteiro como foi da primeira vez, vai aparecer apenas em algumas regiões, testa, nariz. A pergunta é a seguinte, é normal isso? ou a aplicação feita desta vez foi mais fraca do que a primeira? Um abraço, Fábio Luiz

Anônimo disse...

Bom dia Dra Claudia!
Quero fazer o lazer CO2 fracionado para tirar ou melhorar as marcar de acne y os poros abertos.
Mas tenho uma doença cronica que se chama Colites Ulcerosa. Atualmente estou em tramamento com o medicamento Infliximab ou Remicade que é o mesmo.
A Sra. me poderia esclarecer se tem alguma contra-indicaçao?

Obrigado
Um abraço.

Tatiana Galo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tatiana Galo disse...

Boa noite Dra. Claudia,

Tenho 33 anos, sou morena clara e me foram indicadas 3 sessões de Luz Intensa Pulsada, devido ao excesso de sardas e linhas finas.
Realizei a primeira sessão há 30 dias, e tive uma melhora incrível nas sardas (acho que cairam 60%delas), porém, no primeiro dia formaram-se várias crostas quadriculadas no meu queixo, buço e parte inferior das bochechas, as quais cairam após uma semana, deixando a pele bem mais clara no local.
Diariamente lavo o rosto, aplico o hidratante, seguido do protetor solar FPS 50 (ambos da linha para peles intolerantes da Avene - o protetor é com filtros físicos, que deixa a pele branca), repitindo o procedimento no horário do almoço, para evitar que a pele fique ainda mais manchada.
Apesar de tudo, a melhora da tonalidade nos quadradinhos está muito lenta... tenho medo de ficar com esses quadrados brancos no rosto para sempre.
O profissional (ginecologista com especialização em medicina estética), disse que, pelo fato de eu ser morena, é normal demorar um pouco mais para retornar a cor da pele.
Existe alguma coisa que eu possa fazer para acelerar esta recuperação?
Neste caso, o ideal é evitar ou consumir mais alimentos com betacaroteno? Nem ele e nem minha nutricionista souberam responder esta questão.

Muito obrigada pela ajuda, estou desesperada.

Anônimo disse...

Dra Cláudia, parabéns pelo ótimo site! Fiz um CO2 há 1 mês e meio e, apesar de estar usando todos os produtos indicados pela medica, ainda estou com o rosto parecendo um "jogo da velha", com linhas vermelhas bem marcadas. A medica disse que isso pode acontecer e q vai acabar sumindo. Apesar de confiar nela estou preocupada e gostaria de uma 2a. opinião. Isso é normal? Até quanto tempo pode levar para as marcas saírem? Corro o risco de ficar assim para sempre? Muito obrigada. Li

Dra Claudia Sá disse...

Fabio Luiz,(em 22/09/2012)
É dificil responder como foram as duas sessões de laser de co2 fracionado porque não tenho as suas informações clinicas, assim como não sei o equipamento que foi utilizado no seu tratamento ou os parametros. O ideal é voce estimular uma conversa fraca com o seu medico (a) para esclarecer suas duvidas. Um abraço.

Dra Claudia Sá disse...

Prezado leitor com Colite Ulcerosa,

O Infliximab é muito util no tratamento da sua patologia, informe-se com o medico que prescreveu as restrições para o seu caso. De qualquer forma, hoje em dia existem alguns tipos de tratamento seguros para a cicatriz de acne. O ideal é o dermatologista avaliar o seu caso para fazer uma indicação bem especifica para voce.

Dra Claudia Sá disse...

Tatiana Galo,
A hipocromia ou clareamento da pele depois da luz pulsada ocorre com mais frequencia nas peles bronzeadas. A recuperação é realmente lenta e o cuidado de usar um protetor fisico (tipo base) ajuda para que a recuperação seja uniforme.

Dra Claudia Sá disse...

O "jogo da velha" ocorre devido a sobreposição de disparos ficando um pouco mais intensa a atuação do laser nestas areas.As marcas não ficam para sempre, converse com sua medica para que ela determine o tempo aproximado de resolução do problema. Um abraço.

Alê disse...

Gostei muito de encontrar seu blog com informações sobre o laser CO2, fiquei mais confiante com a opinião de uma profissional. Estou em tratamento com o laser e já fiz quatro sessões, porém, nessa última acho que aconteceu algum problema. Já faz 10 dias qque fiz a aplicação e a pele ainda esta escura e com algumas listras bem visíveis. Estou desesperada e ainda não consegui falar com meu médico. Estou passando bepantol, água termal e protetor solar. Ele havia indicado o ácido retinóico após o 10° dia mas não tive coragem de iniciar pq não sei se vai melhorar ou piorar. Será se a minha pele manchou para sempre.

Alê disse...

Gostei muito de encontrar seu blog com informações sobre o laser CO2, fiquei mais confiante com a opinião de uma profissional. Estou em tratamento com o laser e já fiz quatro sessões, porém, nessa última acho que aconteceu algum problema. Já faz 10 dias qque fiz a aplicação e a pele ainda esta escura e com algumas listras bem visíveis. Estou desesperada e ainda não consegui falar com meu médico. Estou passando bepantol, água termal e protetor solar. Ele havia indicado o ácido retinóico após o 10° dia mas não tive coragem de iniciar pq não sei se vai melhorar ou piorar. Será se a minha pele manchou para sempre.

Alê disse...

Gostei muito de encontrar seu blog com informações sobre o laser CO2, fiquei mais confiante com a opinião de uma profissional. Estou em tratamento com o laser e já fiz quatro sessões, porém, nessa última acho que aconteceu algum problema. Já faz 10 dias qque fiz a aplicação e a pele ainda esta escura e com algumas listras bem visíveis. Estou desesperada e ainda não consegui falar com meu médico. Estou passando bepantol, água termal e protetor solar. Ele havia indicado o ácido retinóico após o 10° dia mas não tive coragem de iniciar pq não sei se vai melhorar ou piorar. Será se a minha pele manchou para sempre.

Anônimo disse...

Boa tarde Dra Cláudia,
queria parabenlizá-la pela iniciativa e agradecer a atenção e o conhecimento difundido, sabe fiz laser CO2 fraccionado 15 dias,tenho 39 anos pele clara e poucas manchas hiperpigmentada, sabe doeu muito descamou no prazo de 4 a 9 dias,mas ainda hoje com 15 dias apos descamação tenho pontinhos quadriculados da aplicação, entrei em contato com a dermatologista e ela falou para continuar com a Hidroquinona que iniciei no 13 dia, voltei a entrar em contato e eu disse que além desses pontos vejo agora manchas brancase escuras(marrons) e no fudo esse quadradinhos, ele pediu para parar com a hidroquinona e reiniciar apos uma semana.Minha dúvida estou com medo da hidroquinona vc me sugere outra medicação? A outra dúvida minha pele tem chance de uniformizar e sair esses quadradinhos? Pode manchar mais? só irá melhorar com medicação? Eu sei que é difícil opinar sem examinar,entretanto gostaria de saber se isso é assim mesmo ou não. O que vc me sugere.Muitíssimo Obrigada.Que Deus ilumine á vc e seu trabalho.Um detalhe sou dentista e trabalho em um ambiente com muitas luzes.Obrigada

Dra Claudia Sá disse...

A hidroquinona é um clareador que gradualmente vem sendo abandonado, embora seja um bom principio ativo pois é o clareador mais potente, algumas pessoas não respondem tão bem ao tratamento. Uma conversa franca com a sua dermatologista pode esclarecer suas duvidas e/ou modificar o tratamento. A evolução após o tratamento com o laser co2 fracionado varia de acordo com o equipamento utilizado e os parametros utilizados para o tratamento, além das caracteristicas individuais.Um grande abraço e obrigado pelas palavras carinhosas.

Dra Claudia Sá disse...

Ale,

Fiquei uns dias sem postar e imagino que já tenha falado com o seu medico a respeito do seu rosto.
Cada pessoa tem um tipo de evolução depois de fazer o laser de CO2 fracionado, pois os tipos de pele são diferentes assim como são diversas as reações de cada um. Umas pessoas descamam mais rapido outras mais devagar, umas incham muito e outras pouco etc. O melhor meio de se tranquilizar é conversar com o medico que realizou o procedimento.

barby disse...

ola doutora claudia, adorei seu blog! parabens vc è uma medica muito competente! gostaria de fazer uma consulta com vc, por acaso vc atente tambem em sao paulo? obrigada pelo blog esta ajudando muito a gente! beijos e muitoo sucesso! barby

barby disse...

ah! esqueci de falar que a senhora alem de ser uma medica competente è tambem muito bonita! um abraço

Dra Claudia Sá disse...

Barby, que bom que gostou do blog, pois é feito com muito carinho e cuidado para atender meus leitores.

Unknown disse...

Dra. , tenho 27 anos, estou grávida de nove meses (ganho minha bebê dia 18/12) e me apareceram várias estrias na barriga de diferentes cores e tamanhos. Gostaria de saber se posso iniciar o tratamento com CO2 fracionado durante a amamentação.
Abçs, Hérika

Dra Claudia Sá disse...

Hérika,

Não há uma contra-indicação formal em fazer laser de co2 fracionado no periodo da amamentação.Contudo, como a pele assim como os demais tecidos vão voltando ao normal nos primeiros 6 meses, sugiro esperar uns meses. Um abraço e felicidades.

Claudia Ribeiro disse...

Olá, dra. Claudia! Fiz um laser de CO2 fracionado (6.10.2012) e no décimo dia minha pele já estava linda, como uma porcelana. Entretanto, apos um dia anomalo – entre estresse, sol do dia de calor infernal do RJ embora com filtro, corte do supercílio, utilizacao de maquiagem com gliter e novos cosméticos -, no décimo primeiro dia desenvolvi uma alergia, tendo acordado com a pele cheia de bolinhas, sendo obrigada a tomar corticoides e medicação, inclusive injetável, indicada para o tratamento da mesma. Até a presente data nao identifiquei o componente que me causou a alergia e o pior que minha pele do rosto ficou bastante marcada, com escurecimento das partes onde fora feito o CO2. Estou usando medicação para melasma (Vitacid ou hormoskin), filtro solares acima de fps50, tomando Helioral, mas ainda nao estou vendo os resultados que gostaria. Parece que as queimaduras do CO2 voltaram e ficaram em evidencia e estou com medo de ter a pele queimada e mais marcada do que estava antes. O RJ ainda está tendo dias muito quentes, o que faz que as vezes as marcas fiquem extremamente vermelhas, mesmo com o filtro. Ressalte-se que não frequento praia, mas minha profissao exige que eu me exponha ao sol em meu deslocamento pelas ruas. Pode me explicar o que está ocorrendo e me dar algumas dicas?

Dra Claudia Sá disse...

A hiperpigmentação pós inflamatoria é um problema muito comum depois do tratamento com o laser co2 fracionado, Claudia Ribeiro. Inicia-se tres semanas depois do procedimento e dura cerca de tres meses. Uma das formas de tratar para reduzir ou amenizar é utilizando filtro solar e clareadores. O melhor meio de esclarecer suas dúvidas a respeito do que ocorreu é conversar com o profissional que realizou o procedimento. Desta forma, voce ficará mais tranquila quanto a evolução do seu tratamento.

Anônimo disse...

Dr Cláudia
Fiz uma abdominoplastia há 3 anos, mas fiquei com queloides na cicatriz e no umbigo. A sua clinica dispõe de tratamento para queloides de modo que não haja reicidiva? Qual o tempo e o ratamento utilizado? Posso fazê-lo no verão?

Marta disse...

Oi Dra. Cláudia,

Muito obrigada pela disposição e disponibilidade de esclarecer nossas dúvidas! Estive aqui lendo todos os posts mas não encontrei nenhuma dúvida como a minha.
Fiz uma sessão de CO2 fracionado há 4 meses atrás, e tenho a nítida impressão de que fiquei com micro pontilhamento até hoje (próximo aos olhos e orelhas dá pra ver que a pele virgem nao tem este pontilhamento. Sou bem branca, tenho 32 anos e minha pele tem boa cicatrização. Hidratei bastante a pele durante estes meses mas se olho no espelho bem direitinho vejo os pontinhos lá.. principalmente na testa e bochechas. Fiquei achando que ia passar com o tempo mas até agora nada. Não sei se faço a 2a aplicacao ou se ficarei com mais furos. Minha pele não era assim e decidi fazer o tratamento somente para amenizar os primeiros sinais de flacidez.. mas temo estar "piorando"minha pele original.. Senti a pele mais macia ao toque e mais fina, mas não diria que ela está mais firme não. Por favor, existe algo que eu possa fazer? Meu médico não sabe o que dizer, e às vezes me arrependo de ter feito o CO2.

Dra Claudia Sá disse...

Prezada Marta,
Após este tipo de tratamento a pele pode ficar remodelando por cerca de 18 meses, por isso precisamos aguardar mais uns meses para ver se este problema regride. Quanto a flacidez, verifico que os resultados são mais evidentes quando a flacidez é decorrente de exposição solar cronica ou na area de pele com estrias. A flacidez ocasionada por perda de proteina (alimentação pobre em carnes) não melhora com o laser de co2. Faça também uma avaliação com um nutricionista para ver se sua alimentação está equilibrada.

Dra Claudia Sá disse...

Cicatrizes indesejaveis,
Existem dois tipos principais de cicatrizes indesejaveis - os queloides e as cicatrizes hipertroficas. Ambas causam muito desgosto tanto para o cliente como para o medico. Não dependem da tecnica cirurgica ou dos cuidados no pós operatorio pois são condições de origem genetica, isto é, herdamos nossa qualidade de cicatrização. O exame detalhado das cicatrizes poderá indicar o melhor caminho para ameniza-las.

Unknown disse...

Olá Dra. Claudia.
Fiz uma aplicação do CO2 fracionado e me apareceu uma hermes na região do "bigode", isso é normal? Como faço para me livrar disso? (coisa chata e desagradável)

Dra Claudia Sá disse...

Wilson, se foram pequenas bolhas no labio superior, pode ser Herpes simples. Entre em contato imediadamente com o profissional que fez o procedimento.

Jéssicaa disse...

Oi Drª Estão aparecendo muitas estrias na minha perna ela ja aparecem meio esbranquiçadas sou mulata e gostaria de saber se o laser Co2 faria com elas pelo menos ficasse inperceptiveis?

Dra Claudia Sá disse...

Jessica,
O laser de co2 fracionado pode deixar a pele mais escurecida no local, embora este efeito adverso seja reversível em muitos casos, preciso examina-la e conversarmos sobre o tratamento a ser feito.

keila disse...

Olá Claudia,

Meu nome é keila, gostaria de tirar uma dúvida. Fui ao dermatologista para tratar manchas e rugas finas no rosto.. Ela me indicou laser co2 e peeling químico, o que pode ser feito na mesma sessão. Qual é a melhor forma de fazer o peeling químico? Junto com co2 ou separado.

Dra Claudia Sá disse...

Keila,
Existem varios tipos de peeling quimico. Alguns podem se associados com o laser de CO2 fracionado para melhorar sua ação na pele. Converse com o seu dermatologista e esclareça suas duvidas pois é muito importante voce conhecer o procedimento que voce vai se submeter.

keila disse...

Boa noite,
Gostaria de saber se posso fazer o laser co2 e o peeling químico na mesma sessão. Minha dermatologista falou que posso fazer junto ou separado. Qual é a melhor opção? Sou branca e tenho manchas no rosto.

Dra Claudia Sá disse...

Prezada Keila,
Existem varios tipos de peelings. O peeling mais comumente associado com o laser de co2 fracionado é o peeling de acido retinoico. Converse com a sua dermatologista e pergunte quais as diferenças entre fazer junto ou separado, pois como lhe examinou, vai poder avaliar melhor as alternativas.

Unknown disse...

Dra Claudia, por favor, me Oriente. Fiz hoje minha primeira sessão de CO2 fracionado. Minha pele esta preta. Isso e normal? Pois vejo so comentários sobre vermelhidão, mas a minha esta literalmente marrom!!! Socorro!!! O dermatogista disse que e normal, mas não entendo pq so vejo comentários sobre vermelhidão e ninguém diz que ficou com a pele amarronzada igual a churrasco.

Dra Claudia Sá disse...

Carla Dias,o pós imediato depende do equipamento que foi utilizado pois cada modelo tem energias diferentes e atuam de modo diverso na pele. Converse novamente com o seu medico e siga as instruções até a resolução total das crostas, cujo tempo medio é uma semana.

Anônimo disse...

OLA DOUTORA, TENHO 40 ANOS, E TODOS ELOGIAM MINHA PELE, MAS CLARO, JA NAO TENHO A PELE DE 20 ANOS E GOSTARIA DE SABER QUAL MELHOR TRATAMENTO, THERMACOOL OU LASER FRACIONADO?

Dra Claudia Sá disse...

Sao tecnologias diferentes, por isso, o ideal sera um exame de sua pele por um dermatologista que faça estes procedimentos. Cada tipo de tratamento tem sua indicaçao. O thermacool usa radiofrequencia e o laser fracionado pode ser de erbio, Co2, sem examinar nao podemos saber qual a melhor opçao de acordo com sua expectativa, ou se realmente o melhor tratamento seria um destes ou outro completamente diferente.

ELISANGELA disse...

Oi!Doutora Cláudia!
Gostaria de saber quanto tempo depois de aplicado o botox, posso fazer outro procedimento como p exemplo: o laser CO2. O CO2 não retira o efeito do botox?

Anônimo disse...

Boa noite Drª Claudia:
Prmeiro gostaria de saber se é perigoso fazer o peeling de fenol, foi o que a minha dermatologista me indicou, por eu ter muitas rugas, marcas de expressões, bigode chinês e flacidez no rosto e pescoço. Mas ao ler sobre o laser
vi que é menos perigoso. Tenho 59 anos minha pele está bem maltrada pelo sol. Gostaria que você me explicasse melhor sobre o fenol, eo que pode causar no rosto e na saúde. E qual a senhora me aconselha fazer. Tenho muito medo de fazer o peeling de fenol. Se tenho que fazer em centro cirurgico. Agradeço.
margot

Marcelo Stafanato disse...

Ei doutora, parabens pelo seu BLOG, é muito esclarecedor. Eu sempre lutei contra a acne, fiz tratamento com roacutan, acidos e etc. Quinta passada eu fiz um tratamento a laser, um tal de pixel harmony. No dia ardeu muitoooo, no dia seguinte deu uma melhorada, escureceu a pele, e demois ocorreu a descamação. minha pergunta é a seguinte, na area que descamou, não vi muito resultado não, até pq esta bem rosada a pele ainda.....isso é normal?? essas marcas ainda serao amenizadas com o passar dos dias mesmo já tendo ocorrido a descamação??? a minha proxima sessao ja ta marcada pra mes que vem. Um grande abraço!!

Anônimo disse...

Dr. Ana Claudia, gostaria de saber se o laser CO2 fracionado com resfriamento pode ser feito com peelingn retinoico logo após o procedimento. Onde moro a clínica faz logo em seguida,no mesmo dia, mas achei muito abrasivo uma vez que o procedimento é dolorido, e fica o rosto todo quadradinho. Posso confiar? É assim mesmo? Tenho 40 anos e o médico disse que apenas uma sessão seria necessária, para rejuvenescimento.
Abraços,
Obrigada Ângela

Dra Claudia Sá disse...

Elisangela,
O laser de co2 fracionado não tira o efeito do botox. Recentemente num congresso vi inclusive um grupo de pesquisadores que fazem os dois numa mesma sessão.

Dra Claudia Sá disse...

Margot,
Peeling de fenol é um tipo de peeling que deve ser realizado por um profissional habilitado, seja ele dermatologista ou cirurgião plastico. Eu não faço peeling de fenol, por isso opinar sobre o assunto não seria correto. Converse sobre suas duvidas com o seu medico.

Dra Claudia Sá disse...

Marcelo,
Entendo a sua ansiedade, mas os resultados de qualquer tipo de laser para cicatriz de acne pode levar até 3 meses. Pergunte todas as suas duvidas ao medico que fez o procedimento, pois isto vai ajudá-lo a entender o processo e fazer o mais difícil - esperar o resultado.

Dra Claudia Sá disse...

Angela,
Cada profissional trabalha de um jeito. O meu estilo é mais tradicional, o que significa fazer o que já foi bem documentado na literatura medica. Eu não aplico nenhuma substancia potencialmente agressiva após o laser de co2 fracionado, pois ao final do procedimento ficam um "canaliculos" finos que aumentam muito a absorçao de medicamentos ou qualquer produto apicado. Cautela em tudo na vida vale a pena.

Anônimo disse...

Oi Drª Claudia
tenho 30 anos e fiz 2 sessões laser co2 fracionado para cicatrizes de acne mas não tive o resultado que eu esperava. Odeio essas cicatrizes percebi que eledeixou mais leve mas elas ainda continuam. Tem algum outro tratamento que eu possa fazer, pra acabar de vez com essas cicatrizes ?

Dra Claudia Sá disse...

O laser co2 fracionado melhora as cicatrizes, mas muitas vezes não é suficiente para deixar a pele em marcas. Converse com o colega que fez o procedimento para que ele possa orienta-lo.

Anônimo disse...

Dra Claudia, boa noite! É possível utilizar o laser de C02 fracionado para estrias nos seios? Próteses de silicone podem ser um impeditivo para a técnica? Obrigada! Claudia

Dra Claudia Sá disse...

Não há problema em fazer laser nas estrias das mamas pois o tratamento é superficial e não afeta as proteses de silicone. Boa pergunta! Um abraço

Raphaelle disse...

Olá!
Fiz o laser de CO2 fracionado há 12 dias, nesses últimos dias comecei a sentir bastante coceira que não sentia nos primeiros dias. E surgiram algumas pústulas Isso é normal?

Unknown disse...

Boa tarde Dra Claudia. Eu tenho muita cicatriz de acne, e recentemente comecei a ficar com manchas marrons perto da região logo abaixo dos olhos. Me indicaram o peeling de CO2 fracionado, e estava muito animada em fazê-lo, mas vi comentários em vários sites sobre restrição pra quem tem quelóide. Eu tenho duas cicatrizes que formaram quelóides nas minhas costas, logo em cima da escápula. Cheguei a retirá-las, voltaram, fiz aplicação de corticóide no local, até que desisti e no fim as cicatrizes abaixaram e hj em dia são bem mais finas. Mas agora estou com medo de tentar o peeling de CO2 no rosto, por ter essa tendência a quelóide. Você acha que seria arriscado?
muito obrigada,
Carolina

Dra Claudia Sá disse...

Carolina Souza,

A sua preocupação procede pois algumas pessoas tendem a fazer cicatrizações irregulares, inclusive com a formação de queloides, quando ocorre algum traumatismo na pele. Sugiro, que antes de fazer o procedimento seja feito uma pequena área de teste (atrás da orelha, por exemplo) para verificar se no rosto a cicatrização evoluiria como a pele das costas. Um abraço,
Claudia Sá

Dra Claudia Sá disse...

Raphaelle,
A coceira e o aparecimento de pústulas dias depois da realização do laser de co2 fracionado é uma complicação tratável. Não deixe de entrar em contato com o profissional que realizou o procedimento para que ele(a) providencie o tratamento.
Um abraço
Claudia Sá

Tiago disse...

Olá Dra Cláudia! Gostaria muito da sua opinião.
Eu fiz uma sessão do laser co2 fracionado porém apareceram marcas no meu rosto que eu não tinha antes, algumas regioes do meu rosto ficaram mais profundas que outras e estou com lesões que outrora eu não possuía.
Faz 3 meses que fiz o tratamento com laser a minha Dra. me informou que é normal isso e quer fazer outra sessão.
Estou um pouco receoso de que aumente ainda mais as marcas que a primeira sessão causou.
As lesões causadas por esses laser tem recuperação? Ou a lesão só saí com outra aplicação do laser?

Abraços e muito obrigado pela sua disposição em ajudar todos.

Unknown disse...

Olá Dra. Gostaria de saber a diferença entre laser co2 fracionado e o pulsado. Tenho marcas de acne e poroa um tanto abertos. Qual dos dois é o melhor para esse caso? Além desses dois procedimentos há outro que possa ajudar?

Att

Flavio

Cléia Márcia disse...

Boa noite Dr°.
Eu sou bem branca e tenho pequenas sardas, e além disso vira e volta apareço com uma dermatite na parte inferior da boca, tenho vontade de fazer o tratamento com o co2 fracionado, é indicado pra mim?

Dra Claudia Sá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dra Claudia Sá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dra Claudia Sá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dra Claudia Sá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dra Claudia Sá disse...

Tiago, você precisa conversar com a sua medica para esclarecer o problema.

Dra Claudia Sá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dra Claudia Sá disse...

Tiago, você precisa conversar com a sua medica para esclarecer o problema.

Dra Claudia Sá disse...

Tiago, você precisa conversar com a sua medica para esclarecer o problema.

Dra Claudia Sá disse...

Flavio e Cleia,

A consulta para o exame da pele é muito importante pois nesta é possível avaliar os problemas e as possíveis soluções, ou até se o laser de co2 fracionado vai ajudar realmente para o caso de vocês. Mesmo situações parecidas são muito diferentes quando examinadas ao vivo. Compreendo a necessidade de respostas objetivas, mas isto só é possível com uma consulta presencial.

Anônimo disse...

Dra Cláudia,
fiz uma blefaroplastia há 30 dias, quando poderei fazer uso do laser de C02 fracionado na face?

Anônimo disse...

doutora uso vitacid plus posso fazer o laser co2 ???????/

Anônimo disse...

Existe algum problema em dar um intervalo de 6 meses entre as sessões? O meu médico irá fazer uma sessão em Outubro e a próxima apenas em Março (ele não faz no verão). É melhor esperar?

Anônimo disse...

Dra. fiz o laser de Co2 sem a proteção ocular. Gostaria de saber se isso pode me trazer problemas em relação aos olhos. Desde já muito obrigada.

Simone disse...

Dra Claudia
Fiz o laser CO2 há três dias e estou ainda muito inchada, com o rosto deformado. Já tem partes do rosto descamando e o inchaço não melhora É normal???

Anônimo disse...

Olá doutora! Desde a infância tenho manchas nas pernas causadas por picadas de pernilongos. Me incomodam muito... gostaria de saber se existe um tratamento a laser, que seja realmente eficaz no clareamento? É possível clarear por completo após várias sessões?
Aguardo respostas,

Grata!

Dra Claudia Sá disse...

As manchas das pernas podem ser tratadas por um dermatologista e talvez nem precise de laser, mas os medicamentos adequados. Espero que na sua cidade tenha serviço de dermatologista.

Anônimo disse...

olá Dra Cláudia,fiz um laser no colo há 30 dias e ficou horrìvel. Agora está com manchas brancas. Fui na dermatologista e ela me mandou pegar sol!! O que faço?Será que estas cicatrizes brancas vão sair? Abraços Marilin

Anônimo disse...

Boa noite Doutora, gostaria de saber se posso fazer o tratamento do laser co2 fracionado, utilizando roacutan numa pequena dosagem, tipo dia sim, dia nao, ouas vezes, dia sim, 2 dias nao, anteriormente a começar o tratamento? Ou so posso fazer quando nao estiver tomando roacutan por um tempo?

Maria disse...

Boa tarde Dra. Claudia,
Gostaria de comprar uma depiladora de luz pulsada + radio frequência para utilizar em casa. No site diz que funciona com todos os tipos de pele e pelo... será verdade? Que cuidados tenho
de ter??
Obrigada,
Maria

Samantha disse...

Olá Doutora!
Eu fiz uma sessão do pixel erbium com o intuito de melhorar aparência das cicatrizes de acne, mas não tive resultado nenhum.
Me disseram que o CO2 fracionado é melhor. Qual a diferença dos dois? e o Co2 fracionado serve para fechar poros dilatados também?

Anônimo disse...

Olá Drª Claudia! Eu tenho lúpus e levei umas radiações solares, as quais, deixaram a minha pele com manchas pretas, nos braços e nas costas, gostaria de saber se eu posso fazer essas aplicações a laser Nd Yag laser? Obrigada

Dra Claudia Sá disse...

A prioridade é tratar o lupus que é uma doença de origem imunologica e que pode afetar todo o seu organismo, dependendo da intensidade do problema. Sugiro que voce consulte o seu medico para orienta-la.

Dra Claudia Sá disse...

Samantha,
Nem sempre uma sessão de laser é capaz de resolver as cicatrizes de acne. O exame cuidadoso da pele com cicatrizes indicará varios tipos - superficiais, profundas, grandes, pequenas etc. Então pode ser necessário varias sessões assim como a associação com outros tipos de tratamento para que a pele volte a ter um aspecto melhor.

Dra Claudia Sá disse...

Maria,

O problema de comprar equipamentos de uso domestico para depilação com luz pulsada é que geralmente este tipo de produto não foi testado na pele brasileira. Mesmo quando realizada no consultorio com equipamentos mais potentes é preciso o exame cuidadoso da pele pois o ideal é que a pele seja bem clara para evitar queimaduras, assim como não se deve estar bronzeada. Outro aspecto é que não funciona nos pelos claros ou brancos. É dificil opinar se será eficaz para o resultado que voce deseja.

Dra Claudia Sá disse...

O Roacutan (isotretinoina) atua reduzindo a multiplicação das celulas da camada cornea e da glandula sebacea, desta forma pode dificultar a cicatrização mesmo em dosagens pequenas pois vai se acumulando no organismo. Eu prefiro esperar, embora alguns colegas não concordem com a minha opinião.

Dra Claudia Sá disse...

Marilin,
Demorei muito a responder voce. Espero que esteja melhor. Caso ainda esteja com problema dermatologico, procure outro colega para ouvir uma segunda opinião.

cecilia disse...

Doutora, gostaria de saber quanto tempo após ter feito co2 eu posso aplicar botox

Anônimo disse...

fiz uma sessão de co2 ablativo a 42 dias e sigo com eritema acentuado! isso é normal?

Anônimo disse...

Boa tarde dra. Claudia,

Estive com meu dermatologista ontem disposta a fazer o fazer de CO2. Há 2 meses atrás fiz um minilifting e pálpebras inferiores s superiores. Ficou muito bom, porém a pele tem um desgaste com algumas manchas pois tenho 48 anos. Para minha surpresa, ele disse que não poderia fazer o referido laser pelo fato de eu ter manchas na pele. Achei estranho pois, até onde eu sei, o laser de CO2, corrige a pele de manchas e cicatrizes de acne. O que a senhora tem a me dizer sobre isso?

Anônimo disse...

Ola Dra. sou enfermeira graduada em acupuntura e atuo na area de luz pulsada, fiz diversos cursos. Faco tratamento de manchas com a luz pulsada, rugas finas e estrias, em um dos cursos que tive me ensinaram passar lapis nas estrias brancas e jogar a luz, foram varios sucessos, porem estou preocupada com ua cliente, ela eh morena mais escura e tem varias estrias na barriga, fiz 08 sessoes usando sempre o lapis. As estrias descamaram e tratamos tbn com peeling de diamante.
Mas as estrias estao com hiperpigmentacao. O que faco?Parei com a luz e pedi para usar clariderm profissional.
Me ajude.

Unknown disse...

OI DOUTORA TUDO BEM QUERIA MUITO QUE VC MIM AJUNDASSE TENHO PROBLEMA DE MELASMA FIZ O LASER CO2 JA FAZ QUINZE DIAS E A MINHA MEDICA PASSOU PRA MIM USAR O CREME CLAREADOR DE RETINOIDE ELA ESTA FORA E NAO MIM LEMBRO QUANTOS Dias depois ela pediu pra mim usar vc saberia mim responder quantos dias depois posso usar esse e aconslhavel obrigado

Dra Claudia Sá disse...

Jessilene Gomes, entre em contato com sua medica através do celular. Só ela sabe a intensidade do tratamento efetuado e as recomendações necessárias. Não deixe de usar o filtro solar físico e não se exponha ao sol

Dra Claudia Sá disse...

Embora a graduação em enfermagem e acupuntura seja muito útil em várias situações o aprendizado de dermatologia implica em conhecimentos de uma área totalmente diferente. Além dos anos de faculdade de medicina necessários, fazemos também 3 anos de especialização e só então partimos para os cursos no Brasil e no exterior sobre laser e luz pulsada. O atendimento de um profissional especializado na área talvez possa ajudar a resolver o problema, mas tenha cuidado com o exercício ilegal da medicina.

Dra Claudia Sá disse...

Peles morenas estão mais sujeitas a hiperpigmentações ou seja, manchas decorrentes da reação inflamatória de diversos procedimentos. Por isso, é fundamental o exame detalhado do dermatologista para avaliar se a pessoa é boa candidata para o laser de CO2. Se o colega informou que voce não é uma boa candidata para o laser de co2 certamente está preocupado com a preservação de sua pele.

Dra Claudia Sá disse...

Pessoas de pele mais clara têm mais tendência a ficar com o rosto vermelho por mais tempo após o tratamento com o laser co2 fracionado. O ideal é seguir com disciplina as orientações do profissional que realizou o procedimento

Dra Claudia Sá disse...

A toxina botulinica só deve ser realizada após o laser co2 fracionado quando houver cicatrização completa do tratamento com o laser, para evitar complicações. O seu medico pode orientar melhor.

Anônimo disse...

Oi doutora , tenho apenas 15 e tem umas manhas pretas ao redo redor da minha boca (sou negra) oque devo fazer para sumir ?

Paula disse...

Bom dia Dra.
Tenho rosácea que esta bem controlada há bastante tempo no entanto ficaram algumas cicatrizes da época que estava inflamado. Busquei um cirurgião plástico para retirar as cicatrizes e ele me indicou o CO2 fracionado pois acha que teria um bom resultado na minha pele, não só nas cicatrizes mas também nas manchas de sol e rugas. Consultei minha dermatologista que me disse que a aplicação do CO2 poderia piorar a rosácea. Já fiz outros lasers mais leves e foi tudo bem. Gastaria de saber da sua opinião e experiência na aplicação do CO2 em pacientes com rosácea. Há realmente uma piora?
Obrigada
Paula

Suzana disse...

Bom dia
Fiz aplicação de C02pela primeira vez, minha pele é mt branca e ficou bem vermelha.
Ao usar protetor solar, ela arde muito. E ai? Tem algum tipo específico para usar? É jornal arder com o protetora
Grata
Suzana

Anônimo disse...

Boa noite, Dra Cláudia! Fiz CO2 há um ano, simplesmente pela promessa de estimulação do colágeno e consequente rejuvenescimento, não tinha manchas relevantes na pele. Doeu demais e adquiri manchas que eu não tinha na fronte e testa e maçãs do rostoe cerca de 3 meses para cá apareceram depressões na face, na altura das maçãs, como se estivesse afundando e a pele fofa, estou tomando colágeno. a minha dermato disse que minha pele resistiu e não soltou as crostas e as que ficaram causaram as manchas. quanto ás depressões ela disse não ter nada a ver com o CO2, o que não me convenceu, pois minha pele era boa. O que pode te dado errado e o que devo fazer? Obrigada! SRC Tenho 47 anos.

Dra Claudia Sá disse...

Considero muito importante ser re-examinada para que o colega encontre uma alternativa para resolver o seu caso. Embora a sua descrição seja bem detalhada, é importante o exame da pele e a conversa pessoal para indicar o melhor caminho a ser tomado. Espero que resolva o seu problema. Um abraço.

Dra Claudia Sá disse...

Prezada Paula,
A combinação de lasers pode favorecer o tratamento da rosacea e das cicatrizes de acne. Esta combinação poderia ser realizada com luz pulsada e laser de CO2 ou laser Nd-YAG e laser de CO2. O ideal é encontrar um profissional que trabalhe com varias tecnologias pois talvez seja mais interessante para voce.Um abraço.

Dra Claudia Sá disse...

Pele negra,

A pele negra tem caracteristicas diferentes das peles claras, por isso o tratamento de qualquer tipo de problema dermatologico é diferente. De qualquer forma, como a exposição solar piora as pigmentações da pele sugiro que evite o sol com chapeu e/ou filtro solar e procure um dermatologista.

Dra Claudia Sá disse...

Suzana,

As vezes um filtro solar fisico, como uma base pode ser mais interessante do que um filtro quimico pois este último pode irritar alguns tipos de peles muito reativas ou sensíveis. Procure o seu dermatologista e relate para ele este incomodo.

jane disse...

Olá eu fiz o laser co2 faz 17 dias e meu rosto esta vermelho e com marcas de arranhões e a minha dermatologista e mandou passar uma pomada k esta escamando de novo quanto tempo demora para sair esse aspecto vermelho. Obrigada dra claudia

Miguel Rodrigues disse...

Bom dia, Drª Cláudia!
recentemente fiz uma cirugia com o laser co2 para retirar um sinal que tinha na ponta do nariz.. depois da cirugia criou aquela "crosta" comum e passado alguns dia caiu, até aqui tudo normal, o problema é que depois disso fiquei com um ligeiro "buraco" na ponta do nariz.. isso é normal? com o tempo vai voltar a ficar tudo normal ou terei que fazer algum tratamento para digamos regenerar a pele nesse lugar?. aguardo resposta
obrigado

Unknown disse...

Olá Drª, recentemente comecei a usar ácido retinoico para tratar manchas de acne, porém uma das minhas manchas acabou escurecendo muito ao invés de clarear, acredito que isso possa ter acontecido por não ter retirado o produto corretamente ou algo do tipo, pois pelo que li isto não costuma acontecer.
Gostaria de saber como posso fazer para reverter este caso, não sei se continuo utilizando o ácido no local desta mancha ou se paro.o tratamento a laser seria indicado?Olá Drª, recentemente comecei a usar ácido retinoico para tratar manchas de acne, porém uma das minhas manchas acabou escurecendo muito ao invés de clarear, acredito que isso possa ter acontecido por não ter retirado o produto corretamente ou algo do tipo, pois pelo que li isto não costuma acontecer.
Gostaria de saber como posso fazer para reverter este caso, não sei se continuo utilizando o ácido no local desta mancha ou se paro.o tratamento a laser seria indicado?

elenna disse...

Ola Dra, tenho uma duvida para realizar o peelen a layzer precisa estar fazendo uso de acido.
Para quem já fez aplicação de acido hialurônico para olhera , se realizar o peelen a layzer na região apos 2 meses ,corre risco de adquiri bolsas no local.

Anônimo disse...

Boa tarde Dra Claudia,

Estava com uma sessão de Laser Repair (no rosto) marcada mas cancelei por ter lido alguns artigos na internet que me desestimularam.... Acontece que já tive alguns episódios de herpes genital e no entanto a medica não me passou nenhum remédio para ser tomado via oral antes da sessão de Repair - ela sequer me perguntou se eu já tinha tido herpes. Também fiquei com receio de ficar com queloides pelo rosto pois tenho tendência a desenvolver queloides em cicatrizes. Obrigada se puder me dar alguma orientação.

ronyapolo@yahoo.com.br disse...

oi dotora Claudia...estou desesperada tenho bolsa ao redor dos olhos orriveis tenho 34 anos ja fui em dermatologista passou remedio e não teve resultado..fui em um cirurgião ele disse que não e caso de cirurgia não tenho gordura nos olhos ele disse que tem inchasso que devo procurar um dermatologista...so que ja fui em 4 passa remedio manipulado e nada de resultado o que eu fço...pelo amor de Deus!

Unknown disse...

Olá Dra. Claúdia, gostaria de saber se é recomendado fazer limpeza de pele antes do laser de CO2 fracionado e se aumenta a eficiência do processo

Claudia disse...

Dra Claudia, fiz 4 sessões de laser CO2 em estrias brancas e recentes. A primeira sessão já faz um ano e a última ha 3 meses. Estou muito preocupada pois fiquei com muitas manchas amarronzadas que estão demorando uma eternidade pra sair.. Já usei solaquin, glyquin, 1 peeling com retinóico 5%, e agora vitanol A 1% diariamente.. Mas o aspecto de melhora é extremamente discreto.. O que a sra recomendaria no meu caso?? Mto obrigada, Claudia

Dra Claudia Sá disse...

A hiperpigmentação pós-inflamatória é uma pigmentação que pode aparecer depois de qualquer processo inflamatório na pele, inclusive o laser de co2 fracionado. Existem alguns tratamentos que podem ser realizados, mas na realidade, embora cause muita ansiedade e angústia, o tempo é o melhor tratamento desde que associado ao uso do filtro solar diariamente. Alguns clareadores podem auxiliar neste processo mas apenas o médico que fez o procedimento é indicado para prescrever principalmente, para evitar que haja mais inflamação local e consequentemente, mais pigmentação.

Dra Claudia Sá disse...

Muitas vezes a limpeza de pele associada ou não a um peeling superficial pode ser uma boa medida antes de realizar tratamentos com laser ou luz pulsada, pois reduzem a camada córnea (aquela onde encontram-se as "células mortas", descamativas) e melhoram a uniformidade do tratamento e/ou o seu resultado. Contudo, pode ser dispensável nas peles muito sensíveis e claras.

Dra Claudia Sá disse...

Bolsas ao redor dos olhos

Algumas pessoas apresentam uma projeção da gordura na pálpebra inferior que se apresentam como bolsas. Esta projeção pode ser decorrente da nossa hereditariedade, portanto nascem conosco ou resultado do envelhecimento sobretudo aquele provocado pelo sol. É necessário então um exame cuidadoso para diferenciar uma situação da outra e decidir qual o melhor tratamento para cada caso.

Dra Claudia Sá disse...

Um bom diálogo com o seu médico pode auxiliar na condução de pessoas portadoras de herpes. Algumas vezes pode ser necessário o uso de medicação preventiva e, em outros, o profissional pode optar por observar o curso do tratamento com laser para então decidir se irá ou não usar algum tipo de medicamento. Todo receio deve ser esclarecido antes do procedimento.

Dra Claudia Sá disse...

O preenchimento da olheira com ácido hialuronico não impede a realização do laser co2 fracionado, converse com o profissional que fará o procedimento e esclareça a suas duvidas.

Dra Claudia Sá disse...

Dayane,

O ácido retinoico é um medicamento que deve ser usado com o acompanhamento do dermatologista, pois como todo remédio, tem seus prós e contras. Isto é, serve para o tratamento de uma patologia mas pode trazer efeitos adversos que devem ser acompanhados com o objetivo de serem tratados ou evitados. Não deixe de perguntar ao seu médico qual o melhor método para resolver o problema de acordo com o seu caso.

Dra Claudia Sá disse...

Qualquer cirurgia, seja esta realizada com bisturi comum (de corte) ou com laser de co2 pode deixar algum tipo de cicatriz. Existem vários tipos de cicatrizes desde as mais superficiais e fugazes até as mais profundas e permanentes. Muitas vezes é possível fazer tratamento da cicatriz para atenuar o seu aspecto, melhorando a estética, outras vezes é mais difícil.

Dra Claudia Sá disse...

O tempo que o rosto fica avermelhado depois de um tratamento com laser varia de acordo com o laser, o tipo de pele e a intensidade do tratamento. Como o filtro solar é uma boa medida depois deste tipo de tratamento, não deixe de usa-lo com cor para esconder o avermelhamento, de acordo com a orientação do seu médico.

Unknown disse...

Olha dr claudia fiz uma sessao de trinity e estou asustada com essa pele queimada demora pra essa aparencia horrorosa sumir

Unknown disse...

Olha dr claudia fiz uma sessao de trinity e estou asustada com essa pele queimada demora pra essa aparencia horrorosa sumir

Anônimo disse...

O procedimento do laser CO2 fracionado é indicado para manchas de amiloidose cutânea?

Geovanne disse...

DRª Claudia, boa tarde, fiz um CO2 fracionado a quase 1 ano, na minha testa ficou uma mancha imensa causada por uma hiperpigmentação por co2 fracionado, quero saber qual tipo de tratamento devo fazer para conseguir clarear minha pele novamente, já passei em alguns dermatologistas, e todos indicaram tratamento com ácidos, minha pele descama mas continua sempre com a mesma macha, por favo me ajuda.

Unknown disse...

Boa noite Dr, gostaria de saber no tratamento do raio laser co2 depois começa forma umas casquinhas eu posso tirar elas levemente ao lavar o rosto no banho? Pois eu já fiz 5 sessões de raio laser e não vi muito efeito na redução das cicatrizes, obrigada ! Camila.

Ana Helena disse...

Olá Dra. Após 1 mês e meio da minha 4a sessão de CO2 ainda vejo a pele avermelhada (eritema). Estou associando o laser ao ácido retinóico. Isso é normal? Devo me preocupar se não sumir esse rosado/ leve vermelhidão em quanto tempo?
Ana Helena

Dra Claudia Sá disse...

Vermelhidão após o laser co2 fracionado pode ocorrer, mas considero muito importante você se examinada pelo profissional que fez o seu tratamento para que relate o que está acontecendo para que avalie se há necessidade de alguma medida terapêutica.

Dra Claudia Sá disse...

A hiperpigmentação pós-inflamatória pode ocorrer após o tratamento com laser de co2 fracionado. A conduta varia de acordo com o profissional, mas o uso de um filtro solar de barreira (tipo base) pode ajudar e não atrapalha o tratamento que o seu médico escolher.

Dra Claudia Sá disse...

A amiloidose cutânea pode ser tratada com o laser co2 fracionado de acordo com artigos recentes da literatura medica mundial.

Dra Claudia Sá disse...

Se você está assustada após a sessão de tratamento, procure logo o médico que fez a sessão para esclarecer como proceder.

Dra Claudia Sá disse...

A vermelhidão após o laser de co2 fracionado pode ser devida a ação do laser, ao uso do retinoico ou a falta do uso do filtro solar adequado. Considero fundamental procurar o médico que fez o procedimento e esclarecer as dúvidas para que o resultado final seja o melhor possível para o seu caso.

Nicoli disse...

No caso de tratamentos para rugas posso intercalar co2 e radiofrequência a q tempp qual distância de dias?

Elida disse...

Olá Dra Claudia,

Fiz uma seção de laser CO2 fracionado (primeira) a 4 dia para amenizar principalmente flacidez no "bigode chinês". Já posso fazer uma radiofrequência? Tenho 35 anos.

Obrigada

Anônimo disse...

olá Dra Claudia! por favor... se
eu fizer uma sessão do laser active fx, quanto tempo depois posso me
submenter a uma rinoplastia? minha dúvida é se pele sensibilizada e em
processo de formação de colágeno, interferiria em algo da
plástica... obrigada!

Anônimo disse...

Dr. Cláudia, posso fazer o co2 e em seguida o BOTOX? Qual o intervalo de tempo deve haver entre os dois?

Anônimo disse...

Olá DRa!
Seu blog é bastante esclarecedor!
Tive acne durante desde adolescente e tomei roacutan por duas vezes aos 20 e 24 anos, hoje tenho 27. Não tinha cicatrizes muito exageradas, pois meu caso não era de lesões muito grandes, porém são resistentes e até hoje tenho que controlar com medicação tópica pra evitar tomar novamente o roacutan.
Fiquei com algumas cicatrizes, manchas e tenho os poros bem dilatados.
Fiz o CO2 fracionado na segunda feira (14/03/2016) - Dual Deep, fui preparada para o pior e achei a dor tolerável. Diferente de outros comentários não senti o ardor insuportável após o procedimento (Fui anestesiada antes e tomei toragesic). A medica disse que nos locais de mais cicatrizes usaria um DOT mais forte, me afastei do trabalho por essa semana. Porém meu rosto não ficou vermelho como as fotos que vi na internet, não sei se isso é bom ou ruim, no primeiro dia começou o edema e surgiram alguns pontos sangraram, após as 24hs quando pude lavar removi o sangue, no segundo dia o rosto amanheceu acastanhado e aspero. Porém sem a aparência que vi na internet, é uma coloração menos intensa. Até o momento a pele não teve descamação significativa e preciso voltar ao trabalho na segunda.
Gostaria de saber se essa resposta é normal. Ah! Tenho a pele morena clara, já fiz uso de ácidos e hidroquinona o que deixa meu rosto super vermelho e sensível.
Obrigada!
Camyla

Anônimo disse...

Dra seu blog é maravilhoso! Espero ser respondida!
como o colágeno demora de 04 a 06 meses pra se remodelar, pq indicam intervalos menores entre as sessões de CO2??
Obrigada!

Anônimo disse...

Oi Doutora,fiz uma abdomenoplastia e infelizmente tive mecrose onde afetou meu umbigo também......depois o doutor fez uma cirurgia para correção e diminuiçaõ das cicatrizes, mas elas estão muito feias e gostaria de saber se pode ser aplicado o CO2 fracionado e como funciona na cicatriz que ficou em minha barriga e meu umbigo?

Dra Claudia Sá disse...

Camyla é um exemplo vivo da evolução da tecnica de tratamento com o laser de CO2 pois hoje em dia é possivel alcançar resultados muito bons com um menor tempo de recuperação e menos desconforto.

Dra Claudia Sá disse...

Embrace o colageno remodele em 4a 6 meses, os estimulos podem ser realizados com um intervalo menor cujo objetivo seria somar o efeito das varias sessões.

Dra Claudia Sá disse...

Algumas cicatrizes como aquelas decorrentes de necroses apresentam varios aspectos por isso a abordagem para escolher o tratamento mais adequado inclui um exame minucioso da pele e, muitas vezes o tratamento é realizado com umma combinação de tecnicas terapeuticas que implicam ou nao no uso do laser.

Dra Claudia Sá disse...

A perfunctory sobre associação do Botox é importante pois deve-se respeitar um intervalo minimo de quinze dias ou a criterio do medico que realizara of procedimentos.

Dra Claudia Sá disse...

Daniele Oliveira o intervalo enter o laser de co2 e a rinoplastia via depender da intensidade da sessão de laser. Certamente o seu cirurgião Plástico e o dermatologista saberão examinar a sua pele e decider qual a melhor conduta.

Dra Claudia Sá disse...

A principal sugiro um intervalo de 30 Dias apos o laser de co2 para podem fazer a radiofrequencia mas o seu dermatologista saberá examinar o seu caso e indicar o intervalo ideal para você.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 371 de 371   Recentes› Mais recentes»