domingo, 21 de junho de 2009

Laser CO2 fracionado

O padrão ouro para o tratamento da pele fotoenvelhecida,com rugas faciais induzidas pelo sol, lesões pré-cancerosas, certos canceres de pele, discromias e cicatrizes superficiais é o laser de CO2. O efeito térmico do laser de CO2 é capaz de atuar na derme, estimulando a neocolagenese e melhorando a flacidez facial.
Os equipamentos antigos atuavam de forma eficaz mas promoviam um edema (inchaço) prolongado, eritema, despigmentação e cicatrizes. A re-epitalização durava até 14 dias e o eritema pós-procedimento durava varios meses.
Atualmente, com o surgimento dos lasers de CO2 fracionados, o tratamento tornou-se menos invasivo e a recuperação mais rápida, embora para se atingir os resultados desejados necessitemos de mais sessões com um intervalo medio de 30 dias.
Persistem ainda os riscos de infecção herpética nos portadores de herpes, por isto, nestes casos indica-se o medicamento anti-herpético um dia antes do procedimento até completar de 5 a 7 dias.
O resultado do tratamento com o laser CO2 fracionado depende do grau de fotoenvelhecimento e da hidratação da pele. As avaliações são individuais pois cada um tem uma genética e uma historia de exposição solar. Desta forma, peles mais envelhecidas necessitam de cerca de 4 sessões com intervalos de 1 a 2 meses e peles mais jovens cerca de 2 sessões.
A proteção solar é recomendada em todos os casos, antes do início do tratamento, para garantir um resultado final satisfatório com uma pele uniforme, com menos rugas e pigmentações.
ATENÇÃO! Não recomendo que faça o procedimento antes de viagens para lugares ensolarados ou quando a pessoa tenha um ritmo de vida que exija exposição solar constante ou ainda muito próximo (menos de 30 dias) de eventos importantes (casamentos, aniversários, batizados etc) pois embora o procedimento seja seguro quando seguimos o passo-a-passo do pós-procedimento, infelizmente a medicina não é uma ciência exata. Alguns imprevistos podem ocorrer - infecções, avermelhamento por um prazo maior, erupção acneiforme (pequenas espinhas devido ao uso do filtro solar).
veja mais em: www.claudiasa.com.br

371 comentários:

1 – 200 de 371   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Boa noite, Drª Cláudia!
Gostaria de saber se há alguma diferença do laser CO2 fracionado dependendo da marca do aparelho em que é feito, pois verifiquei na internet que há um Pixel Laser CO2 (LBT) e o Smatxide DOT.
Agradeço muito sua atenção!
Bia Castro

Dra Claudia Sá disse...

A tecnologia basica de todos os laser de co2 é similar e remonta cerca de 30 anos, contudo a forma como este conhecimento é aplicado varia de acordo com o fabricante. O Pixel trabalha como um "carimbo" e com parâmetros que variam pouco, o Smartxide dot permite um fracionamento do laser mais rápido e permite a execução de áreas maiores e com intensidades muito variáveis. O profissional geralmente prefere usar aquele equipamento que se adapta melhor ao estilo do seu trabalho e ao que domina melhor a técnica de execução.

Anônimo disse...

Boa tarde,
Dra. Claúdia, já fiz algumas sessões de Luz pulsada, mas não vi muito resultado, outro dia li na internet que luz pulsada não é laser, fiquei decepcionada, mas agora com o CO2 fracionado fiquei animada, gostaria de saber se a Dra. faz, o preço da sessão para o rosto, tenho 42 anos, sou branca (bem clara) tenho alguma manchas, flacidez, (não muita) e algumas ruguinhas, tenho muitos episodios de herpes, quando menstruo ou fico gripada, moro em São Paulo - SP, agurado contato.
Silvana

Dra Claudia Sá disse...

Silvana,
A luz pulsada não é laser mas quando bem indicada traz resultados muito bons. O laser de co2 fracionado tem outro tipo de tecnologia e indicações diferentes. Cada pessoa deve ser tratada de modo diverso, e a avaliação de um dermatologista poderia esclarecer suas dúvidas. São Paulo dispõe de excelentes colegas dermatologistas.

Anônimo disse...

Olá Dra Cláudia.
Sou médica também e gostaria de algumas informações, se possível. Fiz uma sessão de laser Co2 há 14 dias e gostaria de saber se posso fazer um pelling leve de ác. retinóico daqui uns 5 dias. Sei que só posso fazer nova sessão após 30 dias da primeira,quando será auge do verão, e portanto, decidi fazer a segunda sessão apenas em 2,3 meses.Porém ainda restam manchas que me incomodam bastante (causa gestacional)e fazer um pelling leve antes da piora do verão seria uma alternativa, ao meu ver ( porém não sou dermatologista). O que acha?

Anônimo disse...

Boa tarde, Dra Claudia
Tenho 58 anos, e gostaria de fazer CO2 fracionado ao redor dos olhos e nos lábios, eu tive indicação de fazer preenchimento nos lábios com restilane e laser nos olhos.
Essa época, não tem problema do sol, usando protetor solar? oU SERIA MELHOR ESPERAR O INVERNO?
cIDINHA

Dra Claudia Sá disse...

Cidinha,
O ideal é conversar com o médico, pois durante a consulta é possível saber os seus hábitos de vida. Pessoas que se expõe pouco ao sol e/ou que usem corretamente um filtro solar de amplo espectro (de preferencia os cor de base) têm mais chance de fazer este procedimento mesmo no verão. Contudo, pessoas que amam ficar bronzeadas ou que não seguem as recomendações quanto a restrição de exposição solar são candidatas a fazer no inverno.
www.claudiasa.com.br

Dra Claudia Sá disse...

Não indico a realização de peelings de ácido retinoico depois do laser de co2. Primeiro porque não precisa e segundo, você deve ter notado que a pele fica ligeiramente ressecada nas primeiras duas semanas... O ideal é entrar em contato com o profissional que realizou o procedimento pois ele pode orientar o seu pós-procedimento.

Unknown disse...

olá doutora,estou fazendo tratamento com o rocutan,queria saber quanto tempo depois o terminio do tratamento poderei estar fazendo peeling parar amenizar cicatrizes de acne, algumas profundas,queria saber tambem se o resultado com laser é equivalente ao peeling médio ou profundo com acido ATA/TCA,obrigado!

Dra Claudia Sá disse...

André,
A isotretinoina (Roacutan)é um excelente medicamento para o tratamento da acne. Após o término do tratamento, qualquer procedimento que exija cicatrização da pele só deve ser efetuado de 6 a 12 meses depois. As cicatrizes de acne continuam sendo um desafio para nós dermatologistas, pois geralmente co-existem vários tipos de cicatrizes numa mesma pessoa. Isto implica na necessidade de realizarmos mais de um tipo de tratamento para conseguirmos melhorar o aspecto da pele de forma gradual, o que certamente levará alguns meses. O laser CO2 fracionado é um destes recursos mas não o único. O ideal é ter paciencia para seguir o passo-a-passo do tratamento. Por enquanto não se preocupe com as cicatrizes pois com o Roacutan elas continuam melhorando sem nenhum tratamento adicional até um ano depois.

Anônimo disse...

Dra:Claudia,

Me ajude fiz uma sessão de co2 fracionado nas minhas estrias, coxa, abdomen e na cicatriz da minha cesaria, tem 4 dias e gostaria de saber se este laser co2 pode mesmo ajudar nas estrias, cicatrizes pois o processo e bem caro e doloroso...na sua opnião vale a pena, neste caso?
Muito grata.

Dra Claudia Sá disse...

O laser CO2 fracionado é uma ferramenta muito boa para o dermatologista ou cirurgião plastico habilitado para as indicações que você menciona. Converse com o seu médico e ele esclarecerá suas dúvidas. A mais frequente é quanto ao tempo de recuperação, que depende do organismo de cada paciente.

Adriana Hands disse...

Dra. Claudia,
Fiz uma sessao de lazer fracionado, ha 2 dias, no rosto, pescoco e colo e apesar de estar tomando fanciclovir (125mg p/ 3 dias) apareceram herpes no canto do lado inferior da minha boca.

Minha dermatologista esta fora em uma conferencia.
O que faco p/evitar alguma sequela por favor?
Muita grata.

Dra Claudia Sá disse...

Adriana,
Continue tomando o famciclovir de acordo com a prescrição até completar 7 dias. Estas pequenas lesões no canto da boca são comuns, mesmo com a prevenção, geralmente deixam uma pequena marca que desaparecem com o tempo. Um abraço.

Anônimo disse...

Olá doutora. Eu gostaria de saber se o tratamento com laser CO2 facionado é recomendado para pessoas com a pele levemente morena. E se há alguma porcentagem aproximada da melhora nas cicatrizes superficiais de acne e estrias. Obrigado.

Dra Claudia Sá disse...

Bom dia,
A grande maioria da população brasileira é morena, por isto, os profissionais que trabalham com o laser CO2 fracionado procuram adequar a intensidade do tratamento de acordo com o tipo de pele, utilizando parametros mais suaves, aumentando o número de sessões e aplicando resfriamento. O nosso principal inimigo é o sol, pois se estiver BRONZEADA jamais faça laser (qualquer laser). A cicatrização é mais lenta e aumenta o risco de manchas mais claras no local tratado. As cicatrizes de acne e as estrias respondem bem ao tratamento, mas pode ser necessário a associação de outras técnicas terapeuticas dependendo do tipo de cicatriz ou estria (se são fundas, largas, escurecidas, brancas ou arroxeadas etc)

Dra Claudia Sá disse...

Percentagem - evitei comentar pois existem inúmeras variaveis tornando difícil o calculo de valores precisos. Enfim a resposta de cada pessoa é diferente, mesmo que utilizemos em todas os mesmos parametros e os problemas e caracteristicas da pele sejam parecidos.

Unknown disse...

eu apliquei co2 fracionado tem uns 10 dias noss seios e coxas , eu tenho muitas estrias , elas já descascaram , nos seios eu já vi diferença mas nas coxas não, o tratamento é bem caro , pela sua experiência devo continuar o tratamento nas coxas , devo insistir no co2 , ou como a pele é diferente é melhor outros tratamentos?

Dra Claudia Sá disse...

Maria do Socorro,
O esquema do laser CO2 fracionado para as estrias das coxas leva pelo menos 6 meses. As sessões podem ser intercaladas com peelings e geralmente é acompanhada de medicamentos de uso doméstico e do uso da cinta para conter a pele do local. Infelizmente, não existem tratamentos que resolvam as estrias em uma única sessão.

Unknown disse...

Boa noite, Dra.Cláudia Sá.
Sou Cristiane e tenho 28 anos. Não tenho marcas de acne e nenhum tipo de cicatriz. Tenho somente manchinhas levemente marron e olheiras.
O dermatologista sugeriu um laser co2. Estou em dúvida pela minha idade, se isso é necessário ou posso fazer outro tipo de tratamento para as manchas e envelhecimento.
Obrigada pela atençao.

Ats, Cristiane

Dra Claudia Sá disse...

Cristiane,
O laser CO2 fracionado beneficia principalmente as peles danificadas pelo sol. Muitas vezes o profissional sugere um tratamento que trará mais vantagens globais para toda a pele da face, além das manchas e olheiras. Converse com o seu médico e esclareça suas dúvidas antes de decidir. Um abraço. Claudia Sá

marizete disse...

O laser fracionado co2 e indicado para as rugas , gostaria de saber quanto custa a sessao tenho 37 anos e minha pele esta bastante danificada. Obrigado

Anônimo disse...

Gostaria de saber as diferenças entre Fraxel e CO2 Fracionado.
Qual dos dois tem recuperação mais rápida?
Uma clínica falou que o CO2 é mais rápido para recuperar, menos dolorido durante a aplicação, sendo um método mais eficiente e moderno, podendo usar ao redor dos olhos.
Já outra clínica(onde já fiz Fraxel) disse o contrário: que o CO2 dói da mesma forma, que a recuperaçao é bem mais longa, que a pele fica quadriculada por vários dias.
Em quem acreditar?
Posso fazer uma sessão de CO2 e, posteriormente, fazer Fraxel ao invés de continuar com CO2?

Dra Claudia Sá disse...

Claudia,
Os dois procedimentos são bons, pois são lasers fracionados que dispõem de tecnologia avançada, na qual o laser faz pequenos furos na pele, deixando uma área normal envolta. Os procedimentos podem fazer parte do seu esquema combinado de tratamento sem problema. Quanto a ficar "quadriculado" depende da técnica, pois se o procedimento é realizado de maneira uniforme, não ocorre o quadriculamento. O laser CO2 é melhor quando há flacidez e pele mais envelhecida. A questão de arder menos ou mais, depende do resfriamento que se utiliza durante o procedimento(ar frio em jato). A recuperação de ambos é similar.

Socy disse...

Olá .
A minha dúvida é : Apartir de qual idade pode aplicar o laser co2 ?

Aguardo sua resposta .

Desde já Grata .

Dra Claudia Sá disse...

Socy,
Depende do tipo de procedimento. Quando tratamos cicatrizes ou estrias, pode ser realizado no final da adolescencia. Contudo quando o objetivo é rejuvenescer a pele, geralmente o ideal é fazer quando começa a aparecer os primeiros sinais de fotoenvelhecimento, isto é, o envelhecimento provocado pela exposição solar prolongada (de muitos anos). Tenho realizado em pessoas jovens para tratamento de olheiras, por exemplo. Neste último caso, faço o tratamento apenas nas palpebras.

Dra Claudia Sá disse...

Contato
www.claudiasa.com.br

Manuela disse...

Olá Dra Claudia. Gostaria de saber entre o fraxel e laser de co2 fracionado, qual teria maior chance de sucesso com estrias brancas de estirão puberal em região de nádegas numa pele morena clara? Em alguns lugares ouvi que o co2 já chegou a ter resultados de quase 100%, mas em outros locais a informação é que só pode ser usado fraxel, que o co2 não está autorizado a ser usado em corpo. Se possivel esclareca quanto a isso. Grata

Dra Claudia Sá disse...

Manuela,
Ambos são bons para o tratamento das estrias. O importante é entender que as estrias são decorrentes de uma ruptura interna da pele. A pele "rasga" por isto é importante usar cinta durante o tratamento durante o dia que é de seis meses,dormir de bruços fazer peelings no intervalo entre uma sessão e outra e cremes específicos em casa. E, em hipotese alguma pegar sol durante o tratamento.

Roberta disse...

Olá drª Cláudia!
Tenho uma flacidez acima do umbigo devido a 2 gestações. Já fiz lipo, laserlipólise e melhorou um pouco, mas não totalmente. o meu médico sugeriu agora para fazer o co2 fracionado, vc acha que vai se eficaz?
Já quiz fazer abdominoplastia e ele não quiz fazer, pois não tenho pele pra este procedimento.
Sua opinião é muito importante.
muito obrigada! Roberta.

Dra Claudia Sá disse...

Roberta,
Se a flacidez for uma area restrita, pode ser feito radiofrequencia - Accent, Tripollar ou Thermacool (exemplos de equipamentos de radiofrequencia) para reduzir a flacidez de maneira bem natural.
Um abraço
Claudia Sá

Anônimo disse...

Olá Dra Cláudia
Tenho 41 anos, pele clara e oleosa. Fiz há 2 meses 2 sessões de TRINITY buscando atenuar a flacidez da face, as ruguinhas ao redor dos olhos e as do bigode chinês.Achei que o efeito foi fraco pois pelas informações do folheto parecia quase um lifting. Pensei que haveria também atenuação das pequenas cicatrizes de acne que mais parecem grandes poros abertos pois tenho pele oleosa. Gostaria de saber se o tratamento com laser de co2 fracionado teria melhores efeitos ou se há algum procedimento mais eficiente. Outra dúvida. Há tratamento para flacidez da pele das pernas que seja eficiente? Já faço exercícios regularmente e o problema é cutâneo mesmo.
Obrigada,
Cláudia Nunes

Dra Claudia Sá disse...

Prezada Claudia,

O tratamento Trinity é feito com um equipamento com tecnologia de radiofrequencia, infravermelho e luz pulsada. O procedimento é não invasivo, com boa evolução pós tratamento pois não exige tempo de recuperação, contudo são necessárias um maior numero de sessões.

Unknown disse...

olá Dr. Claudia
fiz uma sessão de laser co2 há 15 dias,e não vi resultados,minha pele ainda está avermelhada,o meu médico disse que eu teria que fazer 3 sessões(minha pele tem cicatrizes e algumas manchinhas de acne)mas ele me disse que na 1ª sessão eu já ia ter um bom resultado.Gostaria de saber se devo fazer a outras sessões,até porque custa caro a sessão,tenho medo de jogar dinheiro fora e o pior acabar com meu desejo de melhorar a minha pele,pois achei que esse tratamento seria o melhor de todos,mas por enquanto estou percebendo que é igual aos outros.
Gostaria muito de um conselho.
obrigada

Unknown disse...

olá Dra Claudia
eu fiz uma sessão de laser co2 há 15 dias (pele com cicatrizes e manchas de acne)mas não obtive nenhum resultado que o médico disse que eu teria na 1ª sessão, ele me indicou 3 sessões,mas não sei se devo fazer as outras.
O que devo fazer.
obrigada

Dra Claudia Sá disse...

Daiana,
O tratamento com laser co2 fracionado é feito com varias sessões. Além disto, muitas vezes há necessidade de associarmos as tecnicas de tratamento de cicatrizes de acne para termos um bom efeito final. É uma caminhada longa (pelo menos um ano) na qual é fundamental a confiança no seu médico.

Unknown disse...

Faço uso do medicamento ISOTREXIN GEL (que tem em sua fórmula isotretinoína). Posso usar este medicamento antes da aplicação do laser de CO2 fracionado?

Dra Claudia Sá disse...

Vini, boa tarde
O ideal é suspeder o uso da isotretinoina topica cerca de 15 antes do procedimento.
Claudia Sá

Unknown disse...

OLÁ DR. CLAÚDIA
ANTES QUERO AGREDECER POR RESPONDER MINHA DÚVIDA,MAS AGORA TENHO OUTRA,HOJE FUI AO MÉDICO DERMATOLOGISTA E ELA ME INDICOU JUNTO COM O LASER DE CO2 ÁCIDO RETINOÍCO E HIDROQUINONA E TAMBÉM VC PMG E ARBUTIM (CREME NUTRITIVO)EM MANIPULAÇÃO.EU GOSTARIA DE SABER, APÓS QUANTOS DIAS DO LASER EU POSSO USAR ESSE CREME.
FICAREI GRATA EM RECEBER SUA RESPOSTA.

Dra Claudia Sá disse...

Daiana,
O acido retinoico seria melhor começar com 15 dias. As demais substancias podem ser usadas uma semana depois do procedimento. Um abraço.
Claudia

Anônimo disse...

Olá Dr.Claudia,
quais os riscos do laser CO2. Quero fazer para melhorar as marcas deixadas pela acne. Ouvi que o único risco é o de manchar a pele, caso algo de errado no pós- operatório, principalemnte por falta de cuidado do paciente. Mas, mesmo isso ocorrendo, as chances de eliminarem as manchas são de 100%. Afinal, realmente não existe risco nesse tipo de tratamento.
Antecipadamente grato pelos seus comentários, deixo-lhe minhas saudações,Fernando

Dra Claudia Sá disse...

Fernando,
Nenhum procedimento médico é completamente isento de riscos. No caso do laser co2 fracionado os principais são as infecções por bactérias,virus ou fungos. As infecções por bactérias podem estar relacionadas com a higiene inadequada ou não seguir corretamente a prevenção prescrita pelo médico. Quanto as viroses, a que se destaca é o herpes simples que deve ser prevenida com medicação oral nas pessoas que apresentam esta virose, mesmo que esteja sem sintomas (o medicamento oral deve ser iniciado de 1 a 3 dias antes do procedimento). Finalmente as infecções fungicas, geralmente decorrentes de contaminação da area tratada com o laser por fungos da região genital.
A pigmentação pós-inflamatoria é mais ocmum em pessoas morenas por isto, uma semana depois do procedimento inicio tratamento local clareador. As cicatrizes de acne são de varios tipos, alguns melhoram mais do que outros. Cordialmente, Claudia Sá

KATIA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
F disse...

Olá Dra. Claudia,
Tenho 32 anos, pele clara, flacidez facial inicial, algumas manchas de sol, pouca sarda e linhas de expressão entre as sombrancelhas , abaixo dos olhos e o famoso "bigode chinês". Tenho dúvidas se o mais indicado seria conciliar Fraxel 1927 + Thermacool + botox ou trinity + botox. Obrigada. Fernanda.

Dra Claudia Sá disse...

Katia,
Costumo explicar para as pessoas que cicatrizes de acne são como uma floresta na qual encontramos vários tipos de arvores e arbustos. Digo isto, porque existem vários tipos de cicatrizes, varios tipos de pele e sobretudo, cada pessoa recupera-se de maneira diferente. A medicina é um desafio constante. Sugiro que você volte ao seu médico para que ele avalie voce novamente.

Dra Claudia Sá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
claudio disse...

Dra. Gostaria de saber se após procedimento de CO2 fracionado houver pigmentação provocada pelos pixels emitidos pelo laser se essa pigmentação pode ser eliminada definitivamente ou se o paciente ficará escravo de despigmentantes para sempre.

Grato. Claudio

Dra Claudia Sá disse...

Claudio,
A pele morena está sujeita a pigmentações decorrentes de qualquer inflamação - coceiras, machucados, picadas de inseto etc. Este tipo de mancha chama-se hiperpigmentação pós inflamatoria, e ocorre cerca de 21 após o evento causador e desaparece em cerca de 2 meses. O ideal é a pessoa se avaliada criteriosamente para que o dermatologista avalie se o procedimento do laser de CO2 seria o mais adequado.

Vini disse...

Dra. Após o procedimento com laser fracionado devo ficar quanto tempo usando filtro solar?

Dra Claudia Sá disse...

Vini,
O filtro solar sobretudo os de amplo espectro (que protegem contra os raios UVA e UVB) são os nossos aliados na prevenção do fotoenvelhecimento (aquele provocado pelo sol) por isto, o ideal é usar um filtro que voce se adapte bem para usar a longo prazo.
Em relação ao procedimento do laser CO2 fracionado, a pele fica mais sensível ao sol principalmente no primeiro mes.

Camila Oliveira disse...

Dra Faço co2 fracionado (fiz 3 sessões) nas estrias da barriga que eram rosadas. Notei melhora no aspecto (pele esta mais lisa)porém a cor dela esta marrom e me incomoda o visual que parece "arranhões" Será que essa cor tende a sair ou precisarei fazer sessões de luz pulsada para clareamento?
O profissional que me atende não me dá muitas explicações.
Obrigada

Unknown disse...

Dra Claudia, Tenho marcas profundas de acne, e venho me tratando já a algum tempo.Já fiz derma brasão, com pucos resultados e várias outras técnicas.Agora estava me preparando para fazer umas sessões de Pixel e uma nova dermatologista me indicou o TRinity, por ser menos invasivo.Porém ambas não prometem milagres.Gostaria de saber qual dos dois tratamentos a Senhora me indicaria?Grata
Claudia

Dra Claudia Sá disse...

Claudia,
As cicatrizes de acne são de varios tipos e geralmente exigem várias sessões de diversos tratamentos. As cicatrizes profundas costumam melhorar com o Pixel.

Dra Claudia Sá disse...

Camila,
A hiperpigmentação pós-inflamatoria pode ocorrer depois de qualquer atrito na pele morena. Aparece depois de 3 semanas e dura 2 meses. Transmita ao seu medico sua preocupação.

Vinicius disse...

Dra. Cláudia,

Posso ir à academia um dia após a aplicação do laser fracionado?

Dra Claudia Sá disse...

Vinicius,
O ideal é esperar pelo menos 48 horas para que os pequenos "furos" provocados pelo laser se fechem e reduza a chance de alguma infecção. O ideal é esperar pelo menos uma semana principalmente se praticar algum tipo de luta.

Leandro Ferreira disse...

Dra. Cláudia, espero que esteja tudo bem com a senhora.

Tenho amiloidose cutânea macular na região das costas e do peito.

Fiz tratamento com corticóides e com manipulados à base de uréia, propilenogligol e ácido salicílico durante alguns meses. Houve uma melhora no início, depois de alguns meses estabilizou. Diante disso acabei relaxando e parei com os medicamentos. Há cerca de um mês tenho notado um aumento das lesões na região das costas, estão se alastrando.

Pesquisando sobre tratamentos encontrei o laser CO2 fracionado.

Gostaria de saber da senhora se os resultados são satisfatórios para amiloidose.

Em quanto tempo nota-se a diferença?

Quantas sessões seriam necessárias?

Não tem perigo de deixar a pele ainda mais lesionada?

Por não ter cura, imagino que os amilóides tornem a se depositar na pele novamente. Em quanto tempo isso pode acontecer? Meses ou anos?

A senhora indica outro tratamento para o meu caso?

Desculpe tantas perguntas, as dúvidas são muitas. Desde já agradeço.

Abraços,
Leandro.

Dra Claudia Sá disse...

Leandro,
Gostaria que enviasse esta referencia para que eu identifique a origem.

Dra Claudia Sá disse...

Todas as mensagens enviadas são lidas por mim antes de serem publicadas. Isto evita mensagens que não estejam de acordo com a ética.
Pesquisarei as informações enviadas sobre amiloidose x laser de co2.

Vinicius disse...

Dra. Cláudia,

Quantos dias após a aplicação do laser fracionado posso fazer uma sessão de limpeza de pele com hidrossucção?

Dra Claudia Sá disse...

Vinicius,
Aguarde pelo menos 30 dias. Não deixe de seguir as recomendações do seu médico.
Um abraço,
Claudia Sá

Amor eterno disse...

Drª Claudia,tenho 37 anos, sou muito branca e fumante.Fiz já peeling de ATA, botox e preenchimento com ácido hialurônico.Porém tenho flacidez no pescoço e rugas e marcas de expressão na face ,além de um pouco de flacidez.Se eu fizer seções (3) de COs fracionado eu realmente terei resultados satisfatórios, minhas rugas irão ser atenuadas e o mais importante, a flacidez no pescoço terá cura?

Obrigada

Marisa.

Amor eterno disse...

Dr{ Claudia outra pergunta por favor, a dor é parecida com o peeling de ATA ou menor? E sobre preços, R1.500,00 a seção a Sra. acha um bom preço?
Obrigada novamente pela atenção,

Marisa

Dra Claudia Sá disse...

Marisa,
Geralmente o profissional utiliza anestesico topico em creme que é aplicado uma hora antes do procedimento. Gosto de fazer a sessão utilizando também o resfriador. Os preços variam um pouco de acordo com a cidade. O peeling de ATA arde imediatamente, o laser de CO2 arde depois do procedimento, mas aplicando o resfriador, a intensidade da ardencia é bem toleravel quando respeitamos a condição acima.

Anônimo disse...

Dra Cláudia

Tenho 60 anos e fiz no começo ao ano um mini lifting facial que ficou muito bom. Mas minha pele está muito feia, sem viço e com manchas de sol. Recebei a indicação de fazer esse tratamento (3 sessões) e estou mesmo interessada, mas ao ver o valor de 1500,00/seção levei um belo susto!!! 3 seções saem mais caro do que a cururgia plastica com hospital e tudo!!!
Moro em SP/SP e gostaria de saber o custo aproximado de cada seção.
Obrigada!

Dra Claudia Sá disse...

Não fique assustada pois as 3 sessões podem ser feitas com um intervalo de 2 a 6 meses.Neste periodo a pele remodela o colageno durante o periodo de cicatrização, dependendo das condições da sua pele. Entre as sessões recomendo que não se exponha ao sol diretamente para que o resultado seja melhor. A utilização de tecnologia avançada no tratamento da pele é um dos melhores avanços da última decada.

Anônimo disse...

Dra. Claudia,

Fiz o laser de Co2 há dois dias e minha pele está escura, seca sim mini quadriculada(pontos bem pequenininhos) estou apavorada em voltar segunda ao trabalho deste jeito, em quantos dias a pele começa a descamar?É normal?

Obrigada.

Leandro Ferreira disse...

Dra. Cláudia, espero que esteja tudo bem com a senhora.

Por acaso já encontrou alguma coisa referente ao uso do Laser de CO2 Fracionado na amiloidose cutânea?

Sei que está sendo usado para tratar amiloidose, porém não encontrei mais nenhuma informação sobre como fica a pele depois das sessões, e se existe um tempo para que os amilóides voltem a se depositar.

A senhora sabe do alcance do laser na pele e de como ele age. Encontrei algo que pode ajudá-la a me esclarecer essa dúvida. Trata-se da histopalogia da amiloidose cutânea.

"Histopatologia - Na amiloidose maculosa e máculo-papulosa, os depósitos de amlóide se localizam no topo das papilas dérmicas. No líquen amilóide os depósitos se expandem para além das papilas dérmicas e são acompanhados de acantose e hiperceratose da epiderme. Incontinência de pigmento e infiltrado perivascular linfo-histiocitário estão presentes."

Baseada nessas informações, a senhora poderia me dizer se o laser alcançaria êxito na tentativa de eliminação dos amilóides depositados na pele?

PS: a minha amiloidose é do tipo macular, isso se o laudo da biópsia estiver correto.

Abraços,
Leandro.

Dra Claudia Sá disse...

Leandro,

As patologias de curso cronico são de difícil tratamento e muitas vezes as terapeuticas aliviam o problema mas não curam. Não indicaria o laser de CO 2 para todas as lesões, mas para aliviar o prurido das lesões mais resistentes ao tratamento topico. O ideal é um exame dermatologico completo com revisão dos seus exames para que possamos reunir todas as informações e desenvolver um raciocínio clinico para encontrar o melhor caminho terapeutico disponível no momento.

Dra Claudia Sá disse...

Dois ou tres dias após a sessão de laser de CO2 fracionado a pele fica com aspecto "escurecido" pois formam-se microcrostículas (crostas bem pequenas). As mulheres podem utilizar base ou filtro solar com cor para "maquiar" e esconder as crostículas. Geralmente, no quarto ou quinto dia descamam deixando a pele ligeiramente ressecada. Não friccione a pele para remover antes do tempo, procure o seu medico e informe-se como deve proceder.

Unknown disse...

Olá Dra Claudia
Meu nome é Thiago tenho 26 anos e a 5 anos venho batalhando contra marcas e manchas no rosto decorrente da acne, ja fiz alguns tratamentos sem muito sucesso, a fim de acabar de vez com o problema pensei em fazer uma peeling de fenol tamponado, mas não sei até que ponto esse tratamento póde ser arriscado e eficaz, uns dizem que é bom outros dizem que a pele do pescoço fica diferente da pele do rosto.
O que a senhora acha?
O laser de co2 fracionado pode proporcionar o mesmo resultado que uma peeling de fenol?

Muito obrigado por manter esse espaço de esclarecimento.

Abraço

Dra Claudia Sá disse...

Olá Thiago,
O laser de Co2 fracionado e o peeling de fenol são tratamentos bem diferentes. O laser atua fazendo um "chuveiro" de raios e o peeling quimico atua em toda a superficie. Ambos os tratamentos procuram estimular a camada da pele chamada derme, onde se formam as cicatrizes. Geralmente as cicatrizes de acne tem formato e intensidades variadas. Cada paciente tem um tipo de pele - cor, espessura, tipo de cicatrizes. Não podemos procurar resultados iguais com procedimentos diferentes e em pessoas diferentes. Converse com o seu dermatologista de confiança e esclareça as duvidas e complicações de cada método.
Um abraço
Claudia Sá

beth disse...

Dra.Claudia,
Gostei mutio do seu blog. Obrigada por dar acesso a tanta informação sobre o CO2 . Fiz a segunda aplicação a 4 dias, mas da primeira vez usei uma mascara de argila no terceiro dia, que fez com que as "casquinhas de pele saissem"mais rapido. E diminuiu muito o inchaço. Posso fazer essa mascara sem prejudicar o efeito do CO2?

Dra Claudia Sá disse...

Beth,
Geralmente no terceiro dia o inchaço se reduz mesmo sem nenhum medicamento. Não recomendaria aplicação de mascara de argila pois não há necessidade. Tenha cuidado pois a pele está bem delicada e o uso de produtos não recomendados pelo o seu médico podem atrapalhar. Qualquer medicamento aplicado por conta própria traz riscos, no caso da argila, me preocupo inclusive se é esteril (livre de bactérias).

Danielli disse...

Dra.,
Fiz a primeira sessão do CO2 fracionado no dia 05/11. A minha segunda sessão ficou marcada para o dia 02/12. Há algum problema se o intervalo for de 27 dias (menos de 30, portanto)?

Uma segunda pergunta: irei usar Cicaplast (da La Roche) quatro vezes ao dia, por cinco dias. Algum comentário quanto ao (des)acerto desta indicação?

Muito obrigada, antecipadamente, pela disponibilidade.

Dra Claudia Sá disse...

Danielli,
A pele leva para se renovar de 20 a 30 dias. O intervalo entre as sessões depende do tipo de tratamento que está sendo efetuado e do problema a ser tratado. Desta forma, o intervalo pode variar muito (15 dias até 4 meses, por exemplo). Não tenho experiencia com o Cicaplast, mas o fabricante indica como auxiliar do processo de cicatrização. Geralmente, basta boa higiene e lubrificação que não seja muito gordurosa para não dar acne.

Anônimo disse...

Dra Claudia.

Fiz o CO2, faz um quinze dias,posso já fazer o outro?não tenho mais marcar e nem mais casquinhas,esta normal.Posso fazer a próxima sessão?

Edna.

Anônimo disse...

Boa Tarde, o laser de CO2 fracionado é eficaz contra rosácea? É interessante fazer um peeling químico antes do CO2 fracionado? Qual o valor médio de uma aplicação de laser fracionado? Qual o melhor, Smartxide DOT ou Active FZ?

Dra Claudia Sá disse...

Boa tarde,
O laser CO2 fracionado não é a primeira escolha para rosacea do tipo pustulosa, mas é indicada para rinofima (espessamento do nariz devido a rosacea).
Não é necessário peeling quimico antes do Laser co2 fracionado.
O valor médio varia de acordo com a região do país, e de outros parametros de custo da clinica.
Os equipamentos de laser co2 citados são diferentes. Ambos são bons quando aplicados por profissional habilitado e experiente.
Um abraço,
Claudia Sá

Dra Claudia Sá disse...

Intervalo entre as sessões:
A pele leva para se renovar de 20 a 30 dias, e o tecido mais profundo da derme de 2meses a 6 meses.
Geralmente indico intervalos de 2 meses, mas este tempo pode variar de acordo com a conduta do médico e o resultado que se almeja alcançar. Converse com o seu medico e esclareça a sua duvida.
Um abraço,
Claudia Sá

Amanda disse...

Boa tarde Dra Cláudia!

Tenho estrias na panturrilha e gostaria de um tratamento que melhorasse a aparêcia da região. Me indicaram o laser CO2. Gostaria de saber se o tratamento funciona mesmo e se com ele obtenho resultados melhores do que com a carboxiterapia, os peeling e outros procedimentos.
Desde já agradeço!

Dra Claudia Sá disse...

Amanda,
O laser de co2 microfracionado (smartxide dot) é otimo para o tratamento de estrias, contudo como todos os tratamento destinados a este problema, não se deve pegar sol no local. Quando é no quadril é mais fácil pois a pessoa pode ir a praia de short. Voce não disse em que cidade mora, mas cuidado com o sol. Outro aspecto interessante é que as sessões são realizadas de 2 em 2 meses e geralmente em 6 meses, temos um bom resultado. Nesta região as estrias geralmente são finas, por isto, imaginei um acompanhamento para estrias finas. As estrias largas são um pouco mais trabalhosas, necessitam de tratamentos combinados. Referi o tipo de maquina neste caso pois este tratamento é bem delicado.
Um abraço
Claudia

Anônimo disse...

Dra. Cláudia, tenho 52 anos, malho muuuuuuito todos os dias,meu corpo é até legal, porém não tem musculação que acabe com a flacidez dos meus braços, nem pensar em dá tchau! pois bem, gostaria de saber se o laser fracionado ajuda a diminuir a flacidez ou só cirugia plástica mesmo? Muito obrigada. Abraços.Fátima.
Ps. a cirurgia plástica tem o inconveniente da cicatriz não?

Rejane disse...

Olá,dra. Claudia
Fiz lase co2 fracionado na face há 15 dias e, após descamação da pele, permaneceram marcas como arranhões avermelhados/marrons nas bochechas. Há como saber se ocorreu hiperpigmentação ou eritema pós-procedimento?? Há algum tratamento para agilizar o desaparecimento das manchas??

ELSON disse...

Tive acne na fase jovem, isso sempre me deixou muito triste, Fiquei com marcas no rosto, principalmente na área das têmporas (se é que posso dizer isso) O tratamento de LASER DE CO2 é indicado no meu caso? Sei que meu rosto não vai ficar lisinho, mas melhora uns 40%? 35%? menos? mais? tenho bastante interesse em fazer5... POR FAVOR RESPONDAM! obrigado.

Anônimo disse...

Olá Dra Claudia, seu Blog é muito legal viu :D
Sou rio de janeiro tenho 25 anos e a gestação me trouxe estrias. Sou bem branca, do tipo branquela e já fiz 2 sessões de Laser Fracionado de Co2, sim melhoraram, mas quero mais....mais resultados. Meu médico é muito legal e obviamente um ótimo profissional, quantas sessões a Sra acha ideal para resutados de fato bons. Porcentagem de melhora? A sra. sabe se existem estudos em andamento para cura das estrias. Minhas estrias não são mais vermelhas, mas ainda rosadas...ganhei filho e de cara iniciei tratamentos. Elas são finas, mas algumas profundas e a textura da pele firmou bastante. Outra coisa coisa, ru tinha furo no umbigo e a pele entre o furo e o umbigo ficou em excesso e flácida, imgine um quelóide ( não é quelóide, já fui há uma consulta) até porque tenho esse furo há muito mais que cinco anos. O que posso fazer para ajeitar esse excesso, retirar a pele e costurar? Um dermato pode fazer isso? Pequenas cirúrgias? Ou obrigatoriamente um cirurgião plástico. Um ab

Anônimo disse...

Boa-noite, Dra.

Por gentileza, qual tratamento estético que a sra. recomenda para a flacidez da face e as bolsas sob os olhos?

Obrigada

Marize

Stela disse...

Ola Dra. Claudia,
fiz laser co2 fracionado ontem e daqui 9 dias volto a trabalhar. Porém, no meu trabalho, as vezes é preciso que eu vá para área aberta e fique exposta ao sol por no maximo 1h e30 min...Vou usar protetor solar (pode ser o incolor ou é melhor o que tem base?) e boné...estarei segura fazendo isso? Algum outro conselho?

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr Claudia!
Gostaria de saber se o laser pode ser feito em clinica de estetica? Procurei uma clinica para tratar minhas estrias, tenho muita na regiao do gluteos e na regiao dos culotes (costas). E a profissional disse que 16 sessoes ja melhorava. Gostaria de saber qual é o intervalo de uma sessão para outra? E depois que finalizar as sessoes, quanto tempo posso me expor ao sol? É necessario usar a cinta diariamente ou só a noite?
Grata pela atenção!

Abraços

Dra Claudia Sá disse...

Stela, prefira sempre os protetores cor de base pois fazem uma pelicula mais uniforme e orientam melhor quanto a reaplicação do produto.

Dra Claudia Sá disse...

Tenha cuidado ao procurar tratamento com laser, alguns estabelecimentos de auto-denominam "clinicas de estetica" mas não oferecem tratamentos medicos com profissionais especializados. O ideal é procurar um profissional filiado a sociedade brasileira de dermatologia ou de cirurgia plastica ou ainda sociedade brasileira de laser em medicina e cirurgia.

Dra Claudia Sá disse...

Eu gosto muito do tratamento da flacidez da pele das palpebras com o laser co2 fracionado. Infelizmente, este tratamento não exclui a necessidade de cirurgia quando há muita gordura na palpebra inferior ou muita sobra de pele na palpebra superior.

Dra Claudia Sá disse...

Elson,
Rosto lisinho é tão difícil.... Calcular a percentagem de melhora então...Infelizmente nenhum tratamento pode prometer qualquer percentual.

Dra Claudia Sá disse...

É muito dificil avaliar o trabalho de colegas, o ideal é verificar se estas pessoas são medicos habilitados, pois infelizmente não ha controle sobre o funcionamento de clinicas de estetica. Veja se pertencem a sociedade brasileira de dermatologia, da sociedade brasileira de cirurgia plastica ou da sociedade brasileira de laser em medicina e cirurgia.

Anônimo disse...

oi
Fiz uma sessão de CO2 para melhorar a a pele de manchas de acne , e gostaria de saber se posso usasr vitacid plus após uma semana?ou epiduo pq sairam algumas espinhas ?

Dra Claudia Sá disse...

Olá, o ideal é conversar bastante com o seu medico(a) pois ele(a) vai orientá-lo(a). Informe que apareceram espinhas para que voce possa ser medicado(a) da melhor forma. Cada pessoa é diferente uma das outras, por isto é tão difícil opinar sem avaliar pessoalmente. Um abraço. Claudia Sá

VERA disse...

Ola!Doutoura,
Fiz duas sessões de CO2 as sessões foram muito dolorosas e não melhorou em nada as manchas escuras do meu rosto, inclusive perto dos olhos apareceu uma mancha que me parece foi por causa da aplicação do CO2.
O que a senhora me aconselha a fazer ? para tentar melhorar minha pele.Obrigada.

Dra Claudia Sá disse...

Vera,
A conversa com o seu medico é fundamental para voce esclarecer suas duvidas, inclusive iniciar um tratamento para clarear as manchas escuras. O resultado das sessões geralmente começa a aparecer 2 meses depois. Um abraço.

Simone disse...

Dra. Cláudia, os imprevistos que a senhora disse (infecções, avermelhamento por um prazo maior) podem trazer complicações maiores ou é fácil reverter isso? Só não fiz o laser ainda porque tenho muito receio. Minha tia já fez e disse que infeccionou e deu manchas. Gostaria de fazer para amenizar minhas manchas de acne que são bem avermelhadas. Já fico bastante pra baixo com essas manchas e tenho medo de piorar ainda mais minha situação. Abraços!

Dra Claudia Sá disse...

Simone, o seu caso pode não ser de tratamento com o laser co2 fracionado. O laser de Nd:YAG pode ser util para clarear o avermelhamento da pele, sem o risco do laser de CO2. Faça uma avaliação para que seja indicada a melhor solução para o seu caso. Um abraço.

Simone disse...

Dra. Cláudia, como funciona o laser de nd:yag? A luz intensa pulsada poderia funcionar também no meu caso? Qual o preço desses tratamentos? Obrigada!

Dra Claudia Sá disse...

Simone, o que eu quis dizer é que existem outras opções de tratamento e que só um exame médico criterioso por um bom profissional poderá ajudar a encontrar uma solução para o seu caso. Um abraço.

Anônimo disse...

Dra. Marquei para fazer laser de co2 fracionado para cicatrizes de acne... Mas confesso que ainda estou com muito medo do procedimento... Moro em Pernambuco e aqui infelizmente os profissionais atendem muito rapido e costumam não esclarecer bem nossas duvidas e isso é geral... já fui em vários e é do mesmo jeito, inclusive amigos de fora reclamam da mesma situação... Eu queria saber pq existem tantos casos de aparecimento de herpes nos pacientes após o procedimento?? E qual medicamento eu teria que tomar após... sou bastante alérgica e preciso estar preparada para qualquer situação mais desagradável... muito obrigada!!! Rosângela Barbosa!

Dra Claudia Sá disse...

Prezada Rosangela,

Compreendo a sua aflição e sugiro que marque nova consulta para conversar com o profissional que fara o seu procedimento. Leve uma listinha com as perguntas, isto facilita. Suas duvidas não são importantes e merecem ser esclarecidas. Boa sorte. Um abraço

julia disse...

Bom dia DR.Claudia,Fiz uma aplicaçao de co2 no rosto ja faz 2 meses. segui as orientaçoes dadas msa minhas maças do rosto continuao sensiveis ,principalmento quando saio.O que fazer para melhorar pois tenho medo que fique manchada.abraços

Dra Claudia Sá disse...

Não deixe de seguir a orientação de colocar filtro solar tipo "base" pois acalma a pele e protege do calor e do sol. A sensibilidade melhora em alguns meses. Um abraço.

Marta/Helena disse...

Boa noite Drª, tenho dermatite seborreica no rosto que chega que esta se tornando pior mesmo com tratamentos , será que posso fazer o Co2fracionado?

Marta disse...

Boa Noite Drª Claudia, tenho 44 anos e a "Sorte" rs...de ter dermatite seborreica e sei tb que não tem cura, mas gostaria de saber se com o Co2 melhoria o aspecto da minha pele. pois cada dia esta pior!!! Obrigada

Dra Claudia Sá disse...

Boa noite Marta/Helena,
A dermatite seborreica tem tratamento. Hoje em dia existem medicamentos muito bons assim como tecnologias disponíveis para ajudar na aparencia da pele. O ideal é voce ser avaliada por um dermatologista para que seja indicado o tratamento mais adequado para o seu caso. Não há contra indicação de fazer o laser CO2 fracionado nos casos de dermatite seborreica leve a moderada. Um abraço

JULIANA ARTEIRA disse...

Olá Dra Cláudia,

Fiz uma consulta hoje com uma dermatologista e ela me sugeriu fazer tratamento com o laser de CO2 fracionado no rosto, pois apresento facidez facial e algumas marcas de expressão, mas tenho MUITO MEDO de complicações o que de pior pode acontecer?

Obs.: 1 - Tenho a pele bem branca, sou portadora de herpes labial(A dermatologista não disse nada a respeito de herpes...)
2- Ela disse para usar KORMOSKIN no rosto e na área dos olhos LIFTACTIV RETINOL HA até o dia da aplicação do laser.SERÁ Q NÃO TEM PROBLEMA?

Obrigada!!

Juliana

Dra Claudia Sá disse...

Juliana,
Não faça nenhum tratamento que voce tenha muito medo. O ideal é voce conversar mais com a sua dermatologista e esclarecer TODAS as suas duvidas. Faça uma listinha antes de sair de casa para não esquecer de nada, deixe espaço para as respostas e anote tudo. Voce vai demonstrar interesse no seu tratamento e estabelecer um melhor relacionamento com o profissional que vai lhe atender.

Anônimo disse...

oi doutora eu quero saber se o laser pixel co2 é um bom tratamento para estrias pois eu fiz uma sessão e a medica falou que na primeira sessão eu ja vou ter alguns resultado, ja tem duas semanas e agora que esta começando a descamar pois esse tratamento é bem caro !!!um grande abraço

Dra Claudia Sá disse...

O tratamento das estrias através do estimulo do colageno pelo laser implica em ter paciencia pois a remodelagem do colageno leva de 2 a 6 meses para ocorrer, respeitando o prazo para a cicatrização natural do organismo. Converse bastante com sua medica para esclarecer suas duvidas. Um abraço

Anônimo disse...

Dr.
Gostaria de saber quanto custa em média a sessão.Meu problema é mais em relação a flacidez, tenho 32 anos e estou com sulco nasogeniano.
Você acha que resolve meu problema?

Qual valor em média? moro em Minas.

Obrigada!!!

Dra Claudia Sá disse...

Bom dia,

Compreendo a sua preocupação quanto a flacidez mas a avaliação de um profissional capacitado é necessaria para verificar se este tratamento é o mais indicado. Só então pode-se calcular o preço do tratamento.

Eveline disse...

Dra . Estou desesperada fiz o laser de co2 dia 7/02 as 16 hs e estou parecendo um monstro esse inchado tem q acabar ate sabado ... Isso acontece ? Como faço para agilizar isso ? Uma reposta por favor . Estou muito arrependida , nao me falaram desse inchaco me ajuda !

Dra Claudia Sá disse...

Eveline,
O inchaço pode acontecer com o laser de CO2 fracionado e durar dois dias sem que isto represente risco para voce, contudo, entre em contato com o profissional que efetuou o procedimento para solicitar orientações.

Anônimo disse...

Prezada Doutora Cláudia,

Passei aqui somente para lhe agradecer. Li todas as perguntas e respostas dadas pela senhora sobre o laser de CO2 fracionado e foram de muita utilidade para mim. Obrigada por manter este canal aberto e atencioso para com as pessoas. Parabéns por ser esta médica tão atenciosa! Grande abraço, Valeria Telles RJ

Dra Claudia Sá disse...

Prezada Valeria Telles,

Agradeço o seu comentario gentil.
Que bom que voce encontrou informações úteis no blog.
Um grande abraço,
Claudia Sá

Wynn disse...

Prezada Dr Claudia, gostaria de saber se o laser de co2 é indicado a pessoas jovesn, como eu, na faixa dos 20 ainda.. tenho muitas manchas de sol, olheiras que me incomodam bastante e a pele está bem desgastada pelos ratamentos pra espinhas. Seria recomendado? Contudo, tb fico na duvida - pelo desgaste e reavivamento das celulas da derme de uma vez só utlizar a tecnica nao nos envelheceria no longo prazo (ja q existe um numero fixo de reprodução as celulas)? Quanto tempo dura os efeitos do laser?

agradeço muito se puder me esclarecer esses fatos com clareza e objetividade

Denise

Dra Claudia Sá disse...

Manchas de sol, olheiras e cicatrizes de acne são boas indicações para o laser co2 fracionado. Os resultados são bons em peles jovens pois o colageno responde melhor, contudo voce relata que apresenta danos solares, por isto, é importante avaliar se terá mais cuidado com a pele quanto a proteção solar. O que envelhece a pele é a exposição solar cronica e não o laser. Os efeitos do laser de co2 fracionado duram em media 18 meses. Quanto mais sol a pessoa expõe ao longo da vida, menor o numero de celulas disponíveis para regenerar a pele. Um abraço, Claudia Sá

Laísa disse...

Dra Cláudia, tenho muitaaas estrias e me incomadam demais! Gostaria de saber se existe algum convênio médico que cobre as sessões de Laser Fracionado por CO² já que ouvi dizer que as sessões são bem caras.

Michelle disse...

Boa noite, eu fiz uma sessão de lazer sabado agora, fiz por causa das minhas cicratizes de espinhas, olheira e manchas no rosto. Onde tinha cicatrizes ficou manchado, o resto do rosto saiu o vermelhidão, é assim msm? Em quanto tempo esses manchados saem? E funciona msm? Pq eu percebi q as olheiras não sairam. Agora as cicratizes não sei ainda, pq ta recente, ainda to com aqueles pontinhos. Sera q com apenas uma sessão as cicratizes ja melhoram bastante? Pq é muito caro! rsrs... vc saberia me dizer qual é a media do preço da sessão do Lazer?
Tenho muitas perguntas, pq minha dermatologista ja me explicou mais queria saber de vc, uma segunda opnião! Obg!
Michelle
Minas Gerais...

Raquel disse...

Doutora, fiz uma sessão de fraxel no bumbum há 20 dias, para tratamento de estrias. As marquinhas do laser já saíram, gostaria de saber se posso fazer um bronzeamento a jato, se ele seria prejudicial por causa do laser feito. Obrigada!

Dra Claudia Sá disse...

Raquel, a principio não tem problema mas o ideal é conversar com o profissional que fez o tratamento pois ele poderá avaliar melhor.

Dra Claudia Sá disse...

Michelle,
Demorei uns dias para responder porque estava no congresso, com todo este tempo as crostas já devem ter saído.
O laser de co2 fracionado só apresenta os resultados iniciais depois de 2 meses. Aguarde um pouco mais. Um abraço.

Dra Claudia Sá disse...

Nenhum convenio cobre tratamentos estéticos ou clinicos com laser de co2 fracionado.

Ciça Turismo disse...

Bom dia, Drª Claudia!

Gostaria de esclarecer um dúvida: Minhas estrias ja são bem antigas, portanto são aquelas estrias brancas. Tenho 30 anos e no momento estou bem sedentária. A senhora acredita que o laser de co2 fracionado resolva o meu problema, ou pelo menos amenize as estrias? E quantas sessões mais ou menos seriam necessárias?
Obrigada

Matheus disse...

Olá doutora, tenho cicatrizes de acne, e gostaria de saber se o laser co2 elimina totalmente as cicatrizes, ou apenas da uma melhorada ?
E qual o preço em média de cada sessão ?

obrigado!

Fernando Afonso disse...

Dra. poderia enviar para mim por e-mail fotos de antes e depois com tratamento com laser fracionado?
Tenho cicatrizes médias na bochecha e na testa.
Se tiver algum caso parecido, só para eu avaliar os resultados.
E se puder informar com quantas sessões se obtiveram os resultados, fico grato.
email: favfavaro@gmail.com

Anônimo disse...

Prezada Dra.Cláudia,
Gostaria de te agradecer pelas orientações, que são de grande valia para mim. Tenho 37 anos e infelizmente, muitas cicatrizes de acne, linhas e rugras de expressão. Cheguei a fazer uma aplicação de dysport para as rugas, mas não duraram mais que três meses... Manchas eu não tenho, mas o aspecto geral da minha pele me deixa com a auto estima hiper baixa, o que para mim, que sou mulher, é desesperador... Hoje à tarde irei fazer a minha primeira sessão de CO2 fracionado, confesso que estava muito apreensiva, mas após ler todas as postagens com suas respostas e orientações, estou bem mais traquila. Muito obrigada. Assim que fizer a sessão, posto um comentário para dizer como foi e pra que de alguma forma, possa ajudar outras pessoas. Mais uma vez, obrigada por nos ajudar com informações tão valiosas. Abraços.

Dra Claudia Sá disse...

Boa sorte, mas lembre que o resultado aparecerá aos poucos. Um abraço

Dra Claudia Sá disse...

Hoje em dia o conselho federal de medicina proibe a postagem de fotos antes e depois. Isto tem uma razão de ser - primeiro para evitar propagandas sensasionalistas e segundo porque casa pessoa tem tipos diferentes de cicatrizes de acne - distensíveis, não distensíveis etc.- e precisa de uma avaliação individual. O laser de co2 fracionado é um bom tratamento, mas é preciso esperar para que o colageno seja remodelado (2 a 3 meses) e, dependendo do tipo de cicatriz o tratamento pode e deve ser associado com outras técnicas. Um abraço e bom fim-de-semana.

Dra Claudia Sá disse...

Estrias

O numero de sessões para o tratamento das estrias depende principalmente do tipo da estrias e da tonalidade da pele.É importante também seguir as recomendações após o procedimento.

Andressa disse...

Ola Dra , tinha uma acne a vários anos, ela sempre aparecia no mesmo local, fui ao medico e fiz co2 em cima da acne, já se passaram 20 dias e ficou uma marca funda no local da acne, estou preocupada pois tenho medo que minha pele fique com esse buraco.
O que devo fazer, aguardo mais um pouco ou faço outra sessão.
Muito obrigada

Dra Claudia Sá disse...

Andressa,
Converse abertamente com o profissional que realizou o procedimento para que possa orienta-la. Muitas vezes nodulos quando desinflamam podem deixar cicatrizes deprimidas sem que o medico possa deter o processo, por isto é importante consultá-lo.

Rê Cardoso disse...

Prezada Dra. Cláudia,

Estou aqui de volta... Postei comentário anteriormente relatando que ia fazer a sessão de laser CO2 fracionado. Pois então, fiz a sessão, foi bastante dolorida no momento, depois ardeu por volta de duas horas, e no dia seguinte, ficou bastante inchado. A partir do terceiro dia, já foram formando-se "crostinhas" em toda a região da face. Estou lavando apenas com água e um sabonete indicado para pele de bebê, evitando esfregar, pois quero que as casquinhas caiam naturalmente, estou fazendo uso de um bom hidratante e bastante filtro solar a cada 2-3 horas. A minha dermatologista (maravilhosa por sinal), me indicou a aplicação de um ácido, gostaria de saber quantos dias após, posso fazer essa aplicação, sem prejudicar os resultados. Ah, como tenho cicatrizes, ainda não vi os resultados concretos do procedimento, mas estou tranquila, pois sei que não melhorará do dia para outro, e sim, alguns meses, provavelmente eu tenha que fazer outras sessões, mas por hora, estou aguardando, acredito que vá posteriormente melhorar sim.Estou no quinto dia pós procedimento laser Co2 fracionado. Reforço que suas dicas são muito valiosas. Obrigada. Rê Cardoso.

Dra Claudia Sá disse...

Re,
Que bom que a sua dermatologista é maravilhosa! Eu fico muito contente!
Não sei se a conduta dela é diferente, mas espero uma semana para iniciar a aplicação de qualquer medicamento. É o momento que a pele já não tem mais crostas, mas está ainda bem fininha, por isto, cuidado com a quantidade (aplique sempre bem pouco de cada vez).
Tenha um pouco de paciencia pois os primeiros resultados voce ve em uma semana e a medida que vai passando o tempo (2meses) voce observa melhor.
Sempre que tenha qualquer duvida, pergunte a sua medica porque ela é também sua parceira e quer que fique o melhor possivel. Um abraço.

Lu disse...

Olá, Dra. fiz uma sessão de laser fracionado no rosto ha dois meses.
Gostaria de saber se posso fazer uma limpeza de pele com radiofrequencia. Isso prejudica o tratamento anterior?
Obrigada,
Lu

Dra Claudia Sá disse...

Lu, geralmente não tem problema, mas pergunte também ao profissional que fez o laser de co2 fracionado

Anônimo disse...

Dra. Claudia.. quano custa a sessão mais ou menos?
é eficaz para estrias?
eu tenho muitas estrias na perna é praticamente toda a parte interna da coxa e no bumbum!
me ajude por favor!
obrigada.

Marcelo disse...

Ola Dra. agradeço desde ja sua atenção! Tenho 25 anos e possuo rosacea ha 7 anos, e rinofima a 2 anos que esta em uma forma moderada. Gostaria de saber se a Dra. ja tratou algum tipo de rinofima com laser de co2 fracionado, o numero de sessoes que foram administrados e se depende da intensidade usada no aparelho? Por ultimo o laser de Nd yag nao seria uma melhor opçao? Muito obrigado.

Amanda disse...

Dra, tenho 25 anos e muitas estrias brancas no bumbum e nas costas (na região da cintura, devido ao estiramento na puberdade).
Venho fazendo sessões de carboxiterapia (já fiz 9 nas costas e em torno de 13 ou 14 no bumbum) e até o momento, não vi nenhum resultado.
Estou pensando em iniciar o tratamento de CO2fracionado, será que dá resultado?

Obrigada!

Anônimo disse...

Boa noite doutora Claudia, tenho muita oleosidade na regiao do nariz, ja fiz uso de isotretinoina, gostaria de saber se usando uma dose baixa somente para normalizar a produçao de sebo,eu poderia para assim realizar juntamente a luz pulsada, ja que ainda estaria em funcionamento a glandula sebacea, o que voce acha disso? muito obrigado

Isadora disse...

Ola Dra. Primeiramente elogio o blog que é de extrema importancia para pacientes dermatológicos. Bom eu tenho 24 anos, aos meus 18 começaram a aparecer manchinha(pontinhos) brancos na regiao dos meus labios (boca), me esqueci o nome da patologia sei que é um excesso do funcionamento de glandulas a pergunta é, o que eu poderia fazer para melhorar? Laser? Tem tambem aquelas maquiagens definitivas na mesma cor dos labios como se fosse uma tatuagem, o que voce acha? pois ouvi falar que nao tem cura. Muito Obrigada!

Dra Claudia Sá disse...

Estas "manchinhas" são glandulas que todos nos temos no interior dos labios. Geralmente não há necessidade de tratamento pois a consequencia é só estética. Em vez de fazer tatuagem no labio, voce poderia experimentar usar lapis labial do tipo que se usa para o contorno do labio. O lapis tem longa duração e não prejudica a saude. Agora se as glandulas forem altas voce poderia ir a um dermatologista que trabalhasse com laser para avaliar o seu caso com mais detalhe.

Juliana disse...

Dra. Claudia
Possuo o vírus da hérpes embora não esteja com feridas no momento. Tenho minha primeira sessão de CO2 agendada para daqui 8 dias.
Que medicamento posso usar para evitar o aparecimento da hérpes?
Eu costumo usar Valtrex eventualmente, uma vez ao ano, e isso tem evitado o aparecimento da hérpes.

Anônimo disse...

Tomo diariamente 5-hidroxitriptofano (100 mg)em função de um quadro depressivo e já li que ele é fotossensibilizante. Pra aplicação do laser é necessária a suspensão desta medicação temporariamente ou posso ficar tranquila e continuar tomando normalmente? Obrigada!

Dra Claudia Sá disse...

O cuidado depois das sessões é o mesmo das outras pessoas, proteção solar. Se esta medicação estivesse provocando fotossensibilização voce já teria sentido. Nem todas as pessoas tem os mesmos efeitos colaterais dos medicamentos. Converse com o profissional que fará o laser.

Dra Claudia Sá disse...

HERPES

Atenção! Os portadores de herpes devem informar ao medico que fará o laser de CO2 fracionado a sua condição para que ele(a) possa fazer a prevenção. Com Herpes não se brinca.

Dra Claudia Sá disse...

Oleosidade no nariz e luz pulsada

A luz pulsada pode fechar temporariamente os poros e melhorar o aspecto da pele do nariz, para reduzir a oleosidade com laser pode ser realizado o laser de Co2 fracionado para reduzir as glandulas sebaceas. Um abraço.

Dra Claudia Sá disse...

Amanda,


Existem varios tipo de pele e de estrias, é preciso uma avaliação do seu caso. Confesso que também não tive resultado com carboxiterapia, inclusive este tratamento é um pouco polemico justamente por não se conseguir sempre bons resultados.

Anônimo disse...

Obrigada pela atençao e generosidade das suas orientações.
Tenho 49 anos, já fiz CO2 quatro vezes sempre com execelnte resultado.Acabei de fazer a última sessão em 23 de abril.Gostaria de saber se já posso aplicar Botox nos meus pés de galinha.Um braço Márcia

Anônimo disse...

Dra. após a realizaçao do laser de co2 é recomendada a utilizaçao de bepantol baby? Se no caso n fazer uso da medicação o resultado do procedimento não sera mais satisfatorio, pois demora mais para cicatrizar? abrigado

marcelo disse...

Ola Dra. agradeço desde ja sua atenção! Tenho 25 anos e possuo rosacea ha 7 anos, e rinofima a 2 anos que esta em uma forma moderada. Gostaria de saber se a Dra. ja tratou algum tipo de rinofima com laser de co2 fracionado, o numero de sessoes que foram administrados e se depende da intensidade usada no aparelho? Por ultimo o laser de Nd yag nao seria uma melhor opçao? Muito obrigado.

stela disse...

bom dia dra.claudia tenho 23 anos e tenho olheiras geneticas gostaria de saber em media quantas sessoes são necessarias para remoção.

Anônimo disse...

bom dia dr.claudia tenho 23 anos e tenho olheiras a vida inteira, creio que é genetica, gostaria de saber em média, quantas sessoes são necessarias para este tratamento?

Dra Claudia Sá disse...

Existem algumas alternativas para o tratamento das olheiras. Geralmente são compostas por vasos e por pigmento melanico. A avaliação destes dois componentes vai indicar a melhor opção de tratamento.

Dra Claudia Sá disse...

Marcelo,
Tenho tido bons resultados na rosacea com o laser Nd:YAG, contudo a rinofima responde melhor com o laser de CO2. Cada caso é diferente do outro, e a associação dos métodos pode ser a solução para o seu caso. Depende de uma consulta para avaliar a melhor opção de tratamento.

Dra Claudia Sá disse...

A cicatrização depois do laser de co2 depende da pele de cada um, independente da pomada utilizada. Geralmente, as pomadas servem para aliviar o ressecamento que se segue ao tratamento.

Anônimo disse...

Doutora, bom dia.

Estou em Curitiba e não tenho como ir até o Rio. Um centro de pós graduação selecionou-me e está utilizando o laser de CO2 fracionado em minhas estrias. Algumas delas são largas e profundas. Desejo aumentar ao máximo as chances de êxito do tratamento, e para isso parece-me que o uso da cinta seria recomendável. Ocorre que não conheço ninguém além da senhora que a prescreva. Gostaria de saber, portanto, se a senhora poderia fornecer informações aqui (ou mediante consulta por telefone/e-mail, que me disponho a pagar) sobre onde adquirir esse produto e como usá-lo em regiões como peito (tronco), braços, coxas e panturrilha.

Muito obrigado pela atenção, parabéns pelo trabalho e perdão pelo transtorno.

Grande abraço

Dra Claudia Sá disse...

CINTAS

O objetivo da cinta é manter as bordas das estrias unidas, evitando que as forças internas "empurrem" a pele para fora. Tenho indicado as cintas modeladoras Yoga. Numa pesquisa rapida no google encontrei um site que vende, mas certamente voce encontrará outros:
http://www.elegancesante.com.br/
Um abraço.

Anônimo disse...

Ola doutora, fiz laser fracionado de co2 dia 26 de maio, ontem mas ainda tenho algumas espinhas e minha pele é mista e testa e nariz principalmente sao oleosos, o que devo passar no rosto pra limpa-lo? produtos anti acne posso usar? a medica mandou dermotivin soft para pele seca e normal e um hidradante q chama nutrel achel, minhas cicatrizes sao pequenas e ela passou mais forte so perto do nariz e na testa, no resto tb passou , mas mais leve, devo passar esses produtos mesmo assim, mesmo tendo um pouco d acne ainda? posso lavar rosto com effaclair limpeza profunda gel , produto q sempre uso e que gosto? obrigado

Dra Claudia Sá disse...

Lucas,
Geralmente na primeira semana não passamos produtos que reduzam muito a oleosidade para não irritar a pele. Quando voce voltar para a revisão em uma semana, faça estas perguntas de hoje para sua medica (o)pois certamente ela(e) vai orienta-lo sobre os cuidados a serem realizados a partir da primeira semana.

Anônimo disse...

Sim Doutora, mas eu nao vou ir la semana q vem nao, ficou marcado apenas daqui um mes, para a proxima sessao e depois de quantos dias pos cada sessao de laser eu posso usar acido salicilico ? uso sempre, mas so em alguns lugares onde aparecem mais espinhas

Anônimo disse...

Estou fazendo laser CO-2 fracionado em um Centro de Pós Graduação. Já fiz 5 Sessões, com 5 "médicos" diferentes. Meu Objetivo: ELIMINAR AO MÁXIMO AS CICATRIZES DE ACNE. pergunta: Quais os parametros exatos que devem ser ajustados na maquina (SMART-XID-DOT-DECA)para se obter os melhores resultados. Pergunto isso pois percebi que cada um deles utilizou uma programação diferente no aparelho.

Dra Claudia Sá disse...

Uma das vantagens do laser co2 fracionado é permitir a grande variação de parametros de acordo com o exame clinico da pessoa. Esta variação é natural.
A resposta do organismo vai depender do tipo de cicatriz de acne ou os tipos, pois muitas vezes a pessoa tem uma combinação variada de cicatrizes e do tipo de pele. Tem pessoas que melhoram muito rapido e outras que levam mais tempo ou mais sessões.

Dra Claudia Sá disse...

Lucas Ramos,
A resposta do uso do acido salicilico eu vou ficar te devendo pois é melhor voce ser examinado.

Anônimo disse...

Oi Dra, sei que não tem muito haver com o tópico mas gostaria de saber se o roacutan prejudica as cicatrizações

Obrigada
Marina

Dra Claudia Sá disse...

Marina,

A sua pergunta é super importante porque quando se toma o roacutan, deve esperar de 6 a 12 meses antes de fazer a sessão de laser co2 fracionado.

Cristiane Vitale disse...

Boa noite Dra
Tenho muitas manchas de sol no rosto e microvasinhos e minha pele é bem avermelhada, vivo escondendo com maquiagem nao da para usar nem blush pois as manchas se concentram bem onde aplicamos o blush. O que seria mais indicado para mim, o laser de co2 ou a luz intensa pulsada. Qual é o melhor tratamento?

Dra Claudia Sá disse...

Cristiane,

Eu precisaria de examina-la para opinar melhor, contudo se voce for jovem o tratamento de primeira escolha é a combinação de laser para vasos com luz pulsada. Se já apresentar sinais de envelhecimento precoce numa segunda etapa ou em associação num mesmo procedimento poderia fazer o laser co2 fracionado.

Cristiane Vitale disse...

Obrigado Dra!!! Tenho 43 anos..

Dra Claudia Sá disse...

Cristiane, então está no grupo das jovens, caso não tenha uma exposição solar cronica prolongada. Se quizer, venha me ver pessoalmente para conversarmos melhor. Um abraço.

Élida disse...

Olá!
já fiz duas sessões (fev e abril), mas não vi resultados e minha pele ficou bem pior: avermelhada, acredito q tive alergia à protetor solar e alguns sabonetes, tenho tido umas lesões, que parecem ser alergia e não espinhas...estou bem triste com os resultados, minha pele em vez de clarear, ficou muito mais vermelha e as cicatrizes continuam na mesma...fiz em uma clínica renomada na minha cidade...pode ser alergia ou espinhas? minha médica disse q são espinhas,tanto q prescreveu um tretinoína, mas elas não desaparecem!!!!

Dra Claudia Sá disse...

Elida,
Eu gostaria sinceramente de poder te ajudar, mas estamos distante. Seria tão bom que eu pudesse lhe ver para examinar o caso e opinar. Procure a opinião de outro colega, talvez lhe examinando possa resolver o problema. Um forte abraço

Anônimo disse...

Dr° Claudia, bom dia, tenho 43 anos, já fiz dois CO² tradicional, um em 2005 e outro em 2007 mas ainda tenho muitas cicatrizes de acne, estou querendo fazer um lifiting endoscópico frontal e médio em julho associado à um peeling, minha duvida é entre um outro CO²(ablativo), não quero o fracionado, ou o de fenol, meu medico me disse que pra cicatrizes o melhor é o laser, qual sua opinião ??
obrigado.

MR. DODÔ disse...

Boa noite Doutora,
Fiz laser co2 + fraxel numa única sessão. Minha pele é muito oleosa e com cicatrizaes de acne. Hoje estou no terceiro dia e percebo que começou a descascar, percebo tbm que está tudo como era antes. Qdo saberei se obtive um bom resultado? qto tempo devo esperar pra ver como ficou? Corro o risco de não ter tido melhora nenhuma?

Abraço


Salvador Jr.

Dra Claudia Sá disse...

A remodelação do colageno após os procedimentos com laser é prolongada, os primeiros resultados são vistos com 2 meses. Procure a orientação detalhada com o seu medico

Dra Claudia Sá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dra Claudia Sá disse...

As cicatrizes de acne devem ser avaliadas individualmente, pois na mesma pessoas podem coexistir tipos diferentes de cicatrizes, e consequentemente, tratamentos diversos de acordo com o tipo de cicatriz. A avaliação de um profissional experiente trará mais informações e indicações de acordo com o seu caso.

Anônimo disse...

Ola Doutora,
Tenho o rosto com marcas de acne algumas profundas, e para tratar fui a uma clinica de estetica com intuito de fazer um tratamento de laser fracionado de co2, onde um cosmeticista me receitou passar no rosto um creme com 4% hidroquinona e 0,05% ac retinoico para passar durante 10 dias e depois retorna para a clinica para fazer o peeling de laser fracionado de co2, diz ele que so o laser nao é sulficiente e que eu teria que passa esse creme para depois fazer o laser, paguei 100 reais no creme com 50g, gostaria de saber se o procedimento é normal, e o que ele diz é verdade ?

Anônimo disse...

Olá Dra. Cláudia,
estou querendo fazer o CO2 fracionado para estrias nos seios(estrias antigas, brancas). É indicado esse procedimento para a região dos seios, e em média quantas sessões são necessárias? Obrigada pela atenção, Renata.

Dra Claudia Sá disse...

O laser de co2 fracionado para este tipo de estria Renata é muito bom, contudo é superdificil definir o numero de sessões pois cada pessoa é diferente da outra - pode ser de 3 a 5 sessões. Eu gosto deste procedimento porque melhora também a flacidez da pele. Um abraço.

Dra Claudia Sá disse...

Este profissional que voce procurou era um medico? Explique melhor, porque não entendi o que é um cosmeticista.

Dra Claudia Sá disse...

Este profissional que voce procurou era um medico? Explique melhor, porque não entendi o que é um cosmeticista.

Anônimo disse...

Talvez ele seja um estetista.

Anônimo disse...

Olá Dra.

Sou homem, possuo a pele clara e tenho muito interesse em fazer laser fracionado para cicatrizes de acne (são rasas) que tenho na maça do rosto, visto que tal procedimento é muito bem recomendado por bons médicos.

O receio que tenho é em relação ao pós aplicação do laser. Já disseram que o ideal é fazer em uma quinta ou sexta feira para poder voltar ao trabalho na segunda feira. Não faço ideia de como a pele estará nesse período e na segunda feira, receio que fique manchada e quadriculada como muitas pessoas dizem, e aí na segunda feira pode ser um pouco chato encarar os olhares dos colegas de trabalho, ainda mais sendo homem, sem possibilidade de maquiagem ou qualquer outro artifício para encobrir a pele nesse período de recuperação.

A Sra. acredita que 3 ou 4 dias são suficientes para passar os efeitos visuais mais evidentes da aplicação do laser caso resolva fazer tal procedimento? O rosto ficará todo quadriculado?

Dra., muito obrigado pela atenção, acredito que muita gente tenha dúvida e receio quanto a aparência da pele nesse período de recuperação pós aplicação do laser fracionado.

Elton.

Anônimo disse...

Esqueci de uma dúvida ainda Dra.

Tem diferença ainda na recuperação/ visual da pele pós aplicação no caso de ser laser erbium fracionado ou laser co2 fracionado?

Muito obrigado.

Elton

Dra Claudia Sá disse...

Diferença após a aplicação do erbium fracionado ou co2 fracionado. Eu já fiz os dois e após o erbium fica um pouco mais vermelho, mas a recuperação geralmente é em 4 a 5 dias. O laser co2 fracionado fica menos vermelho imediatamente, mas incha mais nas primeiras 48 horas, e leva uma semana para recuperar

Dra Claudia Sá disse...

Depois de tres dias após o laser co2 fracionado, as crostículas ficam marrons. Geralmente o filtro solar cobre pois parece que o rosto está um pouco "bronzeado". Fica parecendo que o individuo pegou muito sol no fim de semana, nada de assustar.

Dra Claudia Sá disse...

Eu recomendo que o procedimento de laser seja realizado por médico capacitado. O ideal seria que fosse dermatologista ou cirurgião plastico treinado.

Anônimo disse...

Dra, tenho o rosto com acne ativo ainda é possivel realizar o peeling de laser co2, ou eu tenho que esperar ate que as espinhas desaparecam completamente ?

Anônimo disse...

Oi Dra. Claudia


Após a aplicação do laser a pele adquire a pele fica vermelha e posteriormente adquire um tom bronzeado.

Esse tom bronzeado é quadriculado ou é apenas um tom bronzeado? Ou ainda depende da forma como o médico aplicou e a pele do paciente?
Obrigada.
Camile

Janine disse...

Drª Claudia!
Realizei uma seção de laser CO2 fracionado há 7 dias. Ocorreu no 4° dia uma dermatite nas áreas malares. hj o vermelhidão esta cedendo, mas estou sentindo a demora de escamação nesta área. Estou usando creme a base de vitamina C. Corro o risco de ficar cicatrizes? demora muito a escamação?
Grata, Abço

Dra Claudia Sá disse...

Janine,

Voce entrou em contato com o profissional que fez o procedimento? Esta dermatite não é comum, voce precisa ser examinada. Abs

Dra Claudia Sá disse...

Camile, este tom bronzeado na realidade são pequenas crostas minusculas, o formato vai depender do tipo de equipamento utilizado para realizar o procedimento. abs.

Dra Claudia Sá disse...

Geralmente não indico o laser de co2 fracionado na vigencia de acne ativa, contudo cada caso é diferente e as avaliações são individuais. Procure um profissional habilitado para examina-lo.

Anjinha disse...

Olá, doutora!
Parabéns pelo blog. Muito bom!
Fiz há um dia (pela 1ª vez) o pixel herbium. Após algumas horas, começou a inchar muito. Até agora não dá sinais de desinchar. Ao contrário, parece que continua inchando. Meus olhos estão quase fechados. Isso é normal? Passei um e-mail para a médica e ela disse para eu tomar celestamine e passar clobetasol (além de cicaplast que não consegui e estou usando bepantol baby). Está imensamente inchado. Quando começará a desinchar?
Agradeço antecipadamente a sua atenção e resposta.
Angela

Janine disse...

Oi Drª Claudia,
Entrei em contato com o médico sim, fui examinada. Ele recomendou tbm bepanzol, que melhorou bastante. Disse que não é normal ocorrer deramtite, mas pode. Só acho demorado meu processo de escamação.
Abço e obrigada.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 371   Recentes› Mais recentes»